Projeto Águas de Gaia está na cidade de Ubatuba até dezembro

O projeto Águas de Gaia fincou a prancha nas areias do litoral norte de São Paulo este semestre. Com mais de 50 vivências de surfe gratuitas para mulheres em Ubatuba, Bertioga, São Sebastião (Barra do Sahy e Maresias) e Caraguatatuba, a previsão é atender mais de 800 mulheres nesses cinco meses do projeto na região. Para o Ubatuba, estão previstas novas vivências nos dias 3 de setembro, 7 de outubro, 5 de novembro e 2 de dezembro, sempre na escolinha de surfe, na praia do Perequê-Açu. Para se inscrever é necessário entrar em contato pelo Instagram do Águas de Gaia.

O secretário de Esportes e Lazer, Tiago Balio, ressaltou que a Prefeitura de Ubatuba através da secretaria de esportes viabiliza a utilização da sede de surfe do Pereque -Açu e seus equipamentos. “Tem sido uma experiência bem interessante uma vez que o projeto é belíssimo e sua contribuição muito importante e atual”.

Totalmente feito de mulheres para mulheres, o Águas de Gaia promove práticas de surfe e a conexão e transformação para mulheres por meio de práticas oceânicas. No litoral norte, o projeto iniciou em junho, em Ubatuba, quando atendeu mais de 50 mulheres em cinco vivências.

As vivências em Ubatuba foram retomadas no último dia 12 de agosto, em parceria com a escola de surfe para mulheres Diva Surfschool, na 2ª Semana de Conscientização e Combate à Violência Contra a Mulher e ao Feminicídio. Nesse dia, participaram do projeto mulheres profissionais das políticas públicas do município e da sociedade civil organizada, que atuam na linha de frente do combate à violência contra a mulher e da luta pela garantia de seus direitos.

A partir de um método próprio, o projeto funde o yoga a outros saberes ancestrais e ao conhecimento do mar, conectando as mulheres entre si e essas com o oceano, tornando a experiência terapêutica e até mesmo transformadora.

Todas as vivências contam com refeição para as participantes, cuidadoras para as crianças, se houver necessidade, e há possibilidade de organizar transporte para as participantes.

Sobre o Águas de Gaia

O Águas de Gaia é um projeto social que oferece aulas de surf e stand-up paddle somadas a práticas corporais, sempre de mulheres para mulheres. As instrutoras são contratadas localmente e passam por uma capacitação na metodologia própria do Águas de Gaia, fomentando a geração de renda comunitária. Além das vivências gratuitas, o projeto garante, para as mulheres atendidas, transporte, alimentação e acolhimento dos seus filhos na praia. O convite é para que elas tenham um momento de conexão consigo, com a natureza e realizem o sonho de aprender a surfar.