Ubatuba participa de projeto do Ministério da Saúde contra hanseníase

A cidade de Ubatuba foi selecionada pelo Ministério da Saúde para participar de um projeto para eliminação da hanseníase – doença que acomete a pele e os nervos e pode ser identificada geralmente por manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo com perda de sensibilidade ou formigamento.

Como parte do projeto, nesta quarta-feira (11), uma equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde participou de uma reunião técnica, realizada no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, com profissionais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, referências em hanseníase.

O encontro, além de focar no diagnóstico e combate da hanseníase também tratou sobre ações que serão realizadas na cidade. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Viep) de Ubatuba, Alyne Ambrogi, explicou sobre a reunião realizada no município. “Esta foi a segunda reunião sobre o projeto e até o mês de agosto teremos diversas capacitações para que em seguida, possamos instituir no município um projeto que visa a descentralização de diagnóstico, tratamento, busca ativa de novos casos e avaliação de contatos”, ressaltou a coordenadora.

A hanseníase é uma doença causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, com transmissão por via aérea, quando pacientes sem tratamento eliminam os bacilos por secreções nasais, gotículas da fala, tosse ou espirro. O diagnóstico e o tratamento precoce da hanseníase evitam transmissão, complicações e deficiências.