Poder Executivo Municipal

1º Arraiá do Quilombo da Caçandoca será realizado em julho

1º Arraiá do Quilombo da Caçandoca será realizado em julho

A Associação da Comunidade dos Remanescentes Quilombo da Caçandoca realiza nos dias 22, 23 e 24 de julho, o 1º Arraiá do Quilombo da Caçandoca, que contará com comidas típicas de festa julina e das comunidades quilombolas, além de música ao vivo.

O presidente da Associação da Comunidade dos Remanescentes do Quilombo da Caçandoca, Neimar Lourenço, que também é coordenador nacional das Comunidades Quilombolas pelo estado de São Paulo, ressaltou que a ideia do arraiá é ser voltado principalmente para a divulgação da comunidade. “Com a baixa temporada, e se recuperando em meio a uma pandemia, a comunidade precisou se organizar para retomar a economia interna do território, então tivemos a ideia de fazer o arraiá, atendendo também à demanda da falta de entretenimentos culturais na região Sul. Antigamente, tínhamos diversas quermesses e shows, hoje em dia não mais. Resolvemos então fazer essa festa pra trazer entretenimento para dentro da comunidade e dar visibilidade através disso. Isso também visibiliza o território em meio à sociedade e o empoderamento do mesmo”.

Lourenço destacou que o arraiá auxilia os moradores a apresentarem os trabalhos realizados pela comunidade. “A gente pode mostrar um pouco do que a gente produz aqui, da culinária, artesanatos, manifestações culturais, capoeira, roda de jongo, maracatu, quadrilha comunitária e outras atrações para que todos se divirtam com muito forró rolando no território Quilombola”.

Ele informou também que pretendem realizar este evento nos próximos anos. “No começo era até algo mais para gente mesmo, mas resolvemos expandir e devemos fortalecer ao longo dos anos. Toda a comunidade está empenhada neste evento”. Lourenço concluiu salientando que parte do dinheiro arrecadado na festa e com os bingos será revertido para melhorias da escola da comunidade.

 

Programação: Bingo, atrações musicais e culturais, brincadeiras, comidas e bebidas típicas

Dias: 22 e 23 a partir das 18h, e dia 24 às 15h

Local: Estacionamento Praia da Caçandoca

Para chegar na Caçandoca deve-se pegar uma via secundária, na altura do km 77 da BR-101 e seguir por 6 km até chegar na praia.

 

 

/* * VLibras */