Poder Executivo Municipal

Ubatubasat apresenta projeto em congresso de Universidade

Ubatubasat apresenta projeto em congresso de Universidade

O Projeto Ubatubasat, em parceria com a E.M.Presidente Tancredo de Almeida Neves, foi escolhido para se apresentar no XI Congresso internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, organizado pela Universidade de Taubaté – Unitau.

A participação da professora Izabela de Souza e do Intérprete de Libras Vagner Luís de Jesus aconteceu na quarta-feira, 19, ocasião em que eles puderam apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido com os estudantes surdos que fazem parte do projeto. Atualmente, são dois estudantes com surdez severa, ambos com implantes coclear, matriculados no 7° ano E.

O tema discutido foi “a integração de estudantes com necessidades especiais através de aulas de eletrônica”. “A ideia principal era apresentar aos estudantes surdos novas ferramentas de aprendizagem, visual, prática e dinâmica, contribuindo com o desenvolvimento da sua autonomia, tomada de decisão e comunicação bilíngue”, explicou Izabela.

Os resultados apontam que alunos não-surdos têm ampliado o vocabulário em Libras e que a vergonha de se comunicar com os alunos surdos diminuiu; aqueles que apresentam surdez se sentem mais incluídos, integrados e com mais autonomia.

“O Projeto amplia as perspectivas e horizontes dos estudantes, principalmente dos estudantes com deficiência, que se motivam para superar seus desafios. Os estudantes surdos estão se sobressaindo nas atividades técnicas. Eles têm uma excelente habilidade de observação e manuseio dos equipamentos, apesar da deficiência auditiva”, frisou Jesus.

 

/* * VLibras */