Pronatec abre inscrições para cursos gratuitos em Ubatuba

As inscrições para cursos gratuitos de formação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Ubatuba encontram-se abertas.

Podem se inscrever trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; pessoas com deficiência; pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda; estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA); e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Confira no fim da matéria os detalhes sobre cada curso e sobre como fazer a inscrição.

Pronatec

O Pronatec foi criado pelo em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Segundo o Ministério da Educação, desde a criação, o programa atendeu a 2,5 milhões de brasileiros.

Até 2014, a meta é oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões de estudantes e trabalhadores. Em Ubatuba, são 30 vagas oferecidas em cada módulo.

Os cursos são gratuitos, ministrados pela equipe do Instituto Técnico Federal em diversas áreas tecnológicas: ambiente e saúde, produção cultural e design, gestão e negócios, informação e comunicação entre outras. O material didático também é gratuito e é fornecida ajuda estudantil. Conheça mais sobre o Pronatec: http://pronatec.mec.gov.br/

Inscrições

Os interessados devem dirigir-se à unidade demandante para fazer a pré-inscrição até o dia 19 de março. As vagas são preenchidas respeitando o público prioritário (descrito acima), os pré-requisitos de cada curso e a ordem de chegada dos interessados.

É obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:

• RG original e cópia simples (não pode ser carteira de motorista);
• CPF original e cópia simples (caso o número conste no RG não é necessário apresentá-lo);
• Comprovante de escolaridade – certificado de conclusão de curso, histórico escolar ou declaração de escolaridade original e cópia simples, conforme pré-requisito do curso;
• Comprovante de conta bancária no nome do candidato.

Confira abaixo os cursos oferecidos em Ubatuba:

Os cursos têm início em 7 de abril, com aulas teóricas e práticas às segundas, terças e quartas-feiras, das 18:30 horas às 22:30 horas.

EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios / Auxiliar de Recursos Humanos

Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios.

Escolaridade: Ensino Médio Incompleto.

Demandante: Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social Rua Paraná, 374 – Centro. Tel.: (12) 3834-3516

EIXO TENOLÓGICO: Ambiente e Saúde / Cuidador de Idosos

Cuida da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zela pela integridade física do idoso, presta primeiros socorros e promove atividades de entretenimento.

Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.

EIXO TECNOLÓGICO: Produção Cultural e Design / Operador de Áudio

Realiza edições e mixagem de áudio, utilizando softwares e equipamentos digitais e analógicos, para atender a diferentes tipos de eventos, tais como teatro, cinema, publicidade, televisão, danças, festas populares, ou eventos correlatos, de acordo com as exigências estéticas, culturais e históricas do projeto.

Escolaridade: Ensino Médio Completo.