
A Prefeitura de Ubatuba prorrogou até o dia 13 de abril as inscrições para eleição dos membros da sociedade civil para composição da gestão do Conselho Municipal Sobre Drogas (Comusd), sob organização e aplicação da Secretaria de Saúde. O edital foi publicado no site da prefeitura, no Diário Oficial.
As inscrições podem ser feitas na Casa dos Conselhos, na Rua Paraná, 257 – Centro, das 9h às 16h. Podem participar representantes de entidades não governamentais da sociedade civil, de organizações de tratamento e recuperação de dependência química, instituições religiosas e representantes de ONGS, associações civis ou afins atuantes no município com ações preventivas. É exigência estar legalmente constituída e em regular funcionamento há mais de um ano.
No ato da inscrição deve ser apresentado requerimento simples solicitando inscrição como candidato e/ou eleitor e a referida indicação do seu representante titular e suplente, juntamente com cópia da ata de eleição e posse da atual diretoria, estatuto social e CNPJ atualizado.
A assembleia de eleição da sociedade civil e proclamação do resultado será realizada no próximo dia 4 de maio. Após contagem dos votos, serão consideradas eleitas as cinco entidades mais votadas. Em caso de empate, será nomeada a entidade com maior tempo de atuação na área de atendimento à mulher. O mandato dos conselheiros tem duração de dois anos.
Conselho Municipal Sobre Drogas
O Comusd tem por objetivo auxiliar o município quanto às políticas públicas relativas à prevenção e ao combate ao uso de entorpecentes e à recuperação e reinserção social de dependentes químicos.
O conselho busca integrar-se ao esforço nacional e internacional de prevenção e combate ao uso de entorpecentes, dedicando-se ao pleno desenvolvimento de ações para integrar, estimular e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município de modo a assegurar a máxima eficácia das ações.
Confira as etapas do processo de eleição do Comusd
Item | Etapa | Cronograma |
01 | Publicação do edital de convocação da Assembleia Geral | 15/03/2022 |
02 | Período de inscrições | 16/03 a 29/03/2022 |
02.1 | Período Prorrogado de inscrições | 30/03 a 13/04/2022 |
03 | Análise das inscrições | 18/04/2022 às 9h |
04 | Publicação das entidades deferidas e indeferidas | 20/04/2022 |
05 | Interposição de recursos das entidades indeferidas | 25/04/2022 |
06 | Análise dos recursos | 26/04/2022 às 9h |
07 | Publicação das entidades deferidas (no caso de análise de recursos) | 27/04/2022 |
08 | Assembleia de eleição da sociedade civil e proclamação do resultado | 04/05/2022 às 9h |