Poder Executivo Municipal

GCM de Ubatuba participa de curso de qualificação profissional

GCM de Ubatuba participa de curso de qualificação profissional

A Guarda Civil Municipal de Ubatuba (GCM) participa de um curso de requalificação profissional, iniciado na manhã desta segunda-feira, 12. A primeira parte capacitação vai durar, em média, duas semanas e acontece em São José dos Campos.

No total, serão 80 horas de curso e a iniciativa é obrigatória para todo o efetivo em virtude de legislações federais que regem o funcionamento das Guardas de todo o Brasil. Trata-se do chamado Estágio de Qualificação Profissional (EQP) – uma exigência da Polícia Federal, que contará com disciplinas como atendimento de ocorrência, patrulhamento preventivo, técnicas de abordagem, manuseio de armas de fogo e fundamentos e execução de tiro.

A primeira parte do curso será realizada com a Guarda Municipal de São José dos Campos em decorrência da assinatura de um termo de cooperação técnica, firmando em julho de 2022, que viabiliza a promoção do curso de capacitação e habilitação para o porte de armas de fogo aos profissionais da Guarda Civil Municipal de Ubatuba sem custos para o município, estabelecida com fundamento no artigo 116, da Lei Federal nº 8.666/93. O convênio é valido por um ano e permite renovação.

“Serão duas turmas, pois dividimos o efetivo a fim de não deixar a cidade desguarnecida, contando com o mínimo de efetivo necessário para o patrulhamento diário”, explicou o comandante da GCM de Ubatuba, Clodoaldo Alves.

A segunda parte do conteúdo será ministrada em Ubatuba a fim de completar as 80 horas exigidas e acontece com a participação de instituições, como a Polícia Rodoviária Federal.

/* * VLibras */