Poder Executivo Municipal

Gripe Aviária: Saiba o que fazer ao encontrar uma ave debilitada ou morta

Gripe Aviária: Saiba o que fazer ao encontrar uma ave debilitada ou morta

Os casos de Influenza Aviária (IA) de Alta Patogenicidade têm aumentado no Brasil e alguns protocolos precisam ser seguidos para evitar a contaminação em humanos. A recomendação é evitar contato com aves doentes ou mortas e acionar imediatamente os órgãos competentes para o devido registro e suporte.

A Vigilância Epidemiológica (Viep) de Ubatuba destaca quatro ações importantes para a prevenção da gripe aviária:

  • 1 – Ao encontrar uma ave debilitada ou morta, não se aproxime;
  • 2 – Em caso de aves marinhas ligue para o Instituto Argonauta no telefone (12) 99785-3615 ou 0800 642 3341. Para aves terrestres, acione a Vigilância Sanitária de Ubatuba pelo contato (12) 3832-6810;
  • 3 – Faça uma observação distante e fotografe ou filme o comportamento do animal, mas sem se aproximar da ave;
  • 4 – Busque isolar a área e impedir o acesso de pessoas e outros animais. Aguarde a chegada da equipe técnica.

“A pessoa que encontrar uma ave com indícios de desconforto respiratório, diarreia ou confusão neurológica deve seguir essas orientações. A Viep tem monitorado as notificações no município e seguido os protocolos dos Ministérios da Agricultura e da Saúde”, explicou a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alyne Ambrogi.

Casos registrados em Ubatuba

O município contabiliza dois casos de Influenza Aviária. O primeiro foi registrado no dia 3 de junho, em uma ave marinha da espécie trinta-réis-real que caiu em uma rua da região central da cidade. A segunda ocorrência aconteceu no último dia 8, no bairro da Maranduba, na região sul, quando dois turistas encontraram o animal debilitado.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, um exame laboratorial confirmou a doença na primeira ave encontrada e, no segundo caso, por ser uma ave da mesma espécie e encontrada no mesmo município, o caso é confirmado por critério clínico epidemiológico, sem a necessidade de exames, conforme o protocolo nacional.

A transmissão da Influenza Aviária para humanos se dá pelo contato direto ou indireto com aves infectadas ou suas secreções e, até o momento, não há registro de transmissão da doença de pessoa para pessoa.

“Os sintomas da Influenza Aviária são parecidos com os da gripe comum e incluem dor de garganta e no corpo, febre, tosse e secreção nasal. A atenção se deve para evitar a evolução da doença para insuficiência respiratória e até falência múltipla dos órgãos. Em caso de surgimento dos sintomas gripais, a pessoa que teve contato com animal suspeito deve procurar por um serviço de saúde de urgência e informar a exposição”, ressaltou a coordenadora.

/* * VLibras */