Secretaria de Saúde e Unitau promovem ação para rastreamento de cânceres

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Liga de Oncologia do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (Unitau) promoverá em Ubatuba uma ação gratuita de rastreamento de câncer de pele, mama, colo uterino e boca, além de oferecer ainda testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites. O evento será realizado no dia 12 de março (sábado), das 9h às 17h, no Centro de Especialidades Médicas da cidade, o Postão.

A ação de prevenção e diagnóstico de cânceres tem por objetivo a detecção precoce dos casos para início imediato do tratamento, que aumenta as chances de cura. Para o rastreamento de câncer de pele, o encaminhamento por horário será feito pelo setor de regulação de vagas do município, seguindo uma demanda já existente e uma busca ativa em conjunto com a Associação dos Pescadores, para identificação de lesões de pele por conta da alta exposição ao sol por esses profissionais. Os demais serviços não precisarão de agendamento prévio.

A investigação do câncer de mama será feita por meio do exame de toque e após a análise física será observada a necessidade de solicitação de mamografia ou ultrassonografia, posteriormente agendadas pela Rede. Para a prevenção do câncer de colo de útero será coletado o exame preventivo para mulheres. No rastreamento do câncer de boca serão avaliados pacientes com lesões bucais, fumantes, idosos, usuários de próteses dentárias, entre outros. A testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites será realizada com a participação do Ambulatório de Infectologia do município.

No total, os organizadores esperam atender cerca de 200 pessoas.