Poder Executivo Municipal

Construção do novo prédio da EMEI Bessie, no Itaguá, terá início em março

Construção do novo prédio da EMEI Bessie, no Itaguá, terá início em março

A Secretaria de Educação de Ubatuba inicia o ano com muitos motivos para comemorar: além da entrega de reformas de diversas unidades que aguardavam há anos por reparos, na última semana, a secretária da pasta, Fatinha Barros, assinou a ordem de serviço para o início da construção da nova sede da EMEI Profª Bessie Ferreira Osório de Oliveira, no Itaguá.

O início da obra, que vai contemplar fornecimento de materiais, equipamentos e mão de obra

está programado para o mês de março, com previsão de entrega para 18 meses – dependendo, inclusive, da colaboração de fatores como o clima.

A nova creche vai contar com 10 salas para atendimento, entre elas, quatro de berçário e seis de maternal. O projeto será executado com recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE. Toda a planta é voltada para bebês e crianças bem pequenas, que vão da faixa etária dos quatro meses aos três anos 11 meses, etapa que integra a primeiríssima infância, e prevê estrutura planejada e adaptada para os pequenos como, por exemplo, o investimento em segurança com a colocação de tomadas elevadas.

A “nova” EMEI Bessie será instalada na rua Capitão Felipe, 289, Itaguá.

“A nova Bessie contará com espaços externos que oportunizarão inúmeras possibilidades de vivências pedagógicas e vão proporcionar às crianças momentos de brincadeiras, interações, contato com elementos da natureza, possibilitando experiências de exploração, descobertas, investigação entre tantas outras.  Esses espaços contribuirão à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos dentro de uma proposta educacional que respeita a criança e suas necessidades”, reiterou Fatinha.

Histórico

Construída há mais de 20 anos, a antiga unidade que abrigava a EMEI Bessie era muito quente por conta da construção em concreto e alvenaria, além dos banheiros serem construídos com material antigo.

Fora isso, constantemente era atingida por enchentes decorrentes da alta do Rio Tavares, cujo volume aumenta quando chove e sobre devido a maré.

Essa situação gerava um verdadeiro transtorno para os servidores, pais e alunos. Atualmente, a creche atende 44 crianças. Com a ampliação, a proposta é atender, no mínimo, 250 crianças.

/* * VLibras */