Prefeitura anuncia reforma no PA da Maranduba para transformá-lo em UPA

A Prefeita Flavia Pascoal anunciou esta semana que o Pronto Atendimento (PA) da Maranduba passará por uma grande reestruturação, com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão. O objetivo da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde é transformar o PA em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Atualmente, o PA já funciona 24 horas por dia na região sul, mas com a transformação em UPA poderá ampliar os serviços oferecidos, como por exemplo, realizar exames de imagens e laboratoriais. A mudança também possibilita receber recursos do Ministério da Saúde para a manutenção da unidade e expandir os atendimentos de urgência e emergência da unidade.

De acordo com a prefeita, a obra do PA conta com recursos já destinados ao município pelo deputado estadual André do Prado, que destinou R$ 400 mil, e do deputado federal Marco Bertaiolli, que enviou R$ 200 mil. O restante do investimento será custeado com recursos próprios do município.

O Pronto Atendimento da Maranduba é um importante equipamento de saúde da região sul, que contabiliza mais de 3 mil atendimentos por mês no período da alta temporada na cidade.

Demais recursos para a saúde

A Secretaria Municipal de Saúde lembra ainda que a deputada federal Tabata Amaral também destinou verbas para o município. Serão R$ 307 mil para a área da saúde. Deste total, R$ 250 mil serão empregados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ubatumirim e R$ 57 mil para a compra de um novo veículo para o transporte de pacientes.

Nova base do Samu na região sul

Outra novidade para o município foi a entrega da nova base do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – da região sul de Ubatuba. O novo espaço foi construído no bairro da Maranduba e serve de apoio para a equipe do Samu. O prédio começou a ser usado pela equipe na última sexta-feira, dia 28, no aniversário de 385 anos da cidade.

A base conta com dois quartos e dois banheiros (um feminino e um masculino), uma cozinha, uma sala, uma garagem e um expurgo – sala para descarte de resíduos provenientes de serviços de saúde, como agulhas e gases, considerados lixo hospitalar.

De acordo com Simone Soares, coordenadora da Urgência e Emergência do município, o novo prédio oferece mais infraestrutura para os profissionais do Samu. “A nossa equipe recebeu esse espaço mais adequado e confortável que, com certeza, refletirá em um melhor atendimento para toda população”, ressaltou Simone.

Além da entrega da nova base, as equipes do Samu já receberam no último mês de julho novas vestimentas completas, composta por botas, bonés, camisetas e macacão. No total foram entregues 42 kits que uniformizaram médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores dos veículos.