Prefeitura de Ubatuba e ONGs realizam vistoria no Rio Tavares

Representantes da Prefeitura de Ubatuba, das ONGs Tamoio de Ubatuba e Boomerang, do Instituto Argonauta e da Defesa Civil realizaram nesta quarta-feira, dia 2, uma vistoria às margens do Rio Tavares, com objetivo de desenvolver ações de prevenção e de conscientização ambiental.

O secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho, destacou que a prefeitura pretende ampliar a parceria com as ONGs, para aumentar as iniciativas já realizadas no município. “Fizemos a vistoria nesta quarta com o objetivo é tornar a limpeza do rio Tavares um projeto piloto – uma iniciativa muito importante que a ONG já fazia, mas que agora contará com a prefeitura. Faremos a limpeza que inclui a retirada de macrófita, lixo, resíduos, desobstrução de banco de areia, resíduo de construção civil, desfazimento de cercas e ocupações irregulares na beira do rio. E no futuro iremos replicar essa ação em outras localidades da cidade”, explicou Guilherme, lembrando que a prefeitura almeja potencializar o que já vem sendo feito pelas ONGs, seja na parte de conscientização ambiental ou na mão de obra com a limpeza”.

A prefeita Flavia Pascoal compareceu na vistoria e reforçou que cuidar do meio ambiente é um esforço de todos – poder público, ONGs e população. “A preservação do nosso meio ambiente é um compromisso de todos, para não jogar lixo em local inapropriado e também não construir em locais que não são adequados”. Ela lembrou também que atualmente está em andamento a obra de saneamento básico na região central, que trará importantes benefícios para a cidade. “A obra do sistema de esgotamento sanitário Emissário Iperoig possibilitará mais de 4 mil novas ligações de esgoto no bairro do Perequê-Açu e região” – clique aqui e saiba mais sobre esta obra (https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/ampliacao-do-saneamento-basico/)

Os próximos passos para essas ações são as limpezas, remoção dos piquetes e educação ambiental na região do Rio Tavares, que deverão ser realizados até o final de dezembro.