Prefeitura realiza encontro com prestadores de serviço do setor de casamentos

Mais de 30 representantes de fornecedores e prestadores de serviço do setor de casamentos estiveram reunidos com a secretaria de Turismo, Vigilância Sanitária e Jurídico da Prefeitura de Ubatuba e Câmara Municipal na tarde da última quarta-feira, 27, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, para discutir o regramento das cerimônias nas praias do município.

O representante dos celebrantes, Daniel Santos, conduziu os trabalhos de apresentação do que foi discutido em cada segmento dentro do setor de casamento, como buffet, som, cerimonial, assessoria, audiovisual etc. Inicialmente, ele fez uma introdução de como teve início essa movimentação em busca de uma regulamentação e destacou a oportunidade inédita de se reunir com o poder público municipal.

“Após a publicação de um Decreto que prejudicava muito o setor, nós nos mobilizamos e fomos até a prefeita, que deu uma abertura histórica, porque é a primeira vez que a prefeitura dá a possibilidade para a gente falar, se organizar, levantar o que queremos para compor uma normativa que vai regulamentar esse tipo de evento. É a primeira vez que isso acontece na cidade e é muito legal”, afirmou Santos.

Ele ainda complementou, dizendo que os assuntos discutidos no encontro são mais de cunho interno, abordando discussões como criação de uma associação do segmento e elencando pontos importantes que devem constar nessa normativa que vai reger a realização dos casamentos de uma maneira geral.

Ao final, a representante da Secretaria de Turismo no encontro, Clarissa Mourão, frisou que a regulamentação envolve diversas secretarias da prefeitura e se colocou à disposição para ouvir todos os segmentos, solicitando que protocolem um documento com as colocações pertinentes a cada um para que seja feita uma análise técnica.

“Vamos considerar as necessidades analisando as possibilidades. Tem praias que são administradas pela Fundação Florestal, por exemplo, ou então, há algumas questões em que há conflito de legislação e aí precisaremos estudar alternativas. Há questões que saem um pouco da alçada do município, mas isso não quer dizer que não podemos verificar as possibilidades”, finalizou.

Casamento e Turismo

O casamento pode ser considerado um evento turístico quando é realizado em um local onde movimenta o setor. Segundo Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta), antes da pandemia, os gastos com festas e cerimônias de casamento apresentam crescimento anual médio de 10,4%, movimentando bilhões e o casamento na praia tem sido enxergado como forte tendência de mercado. Além de hospedagem, o setor movimenta serviços como lojas e restaurantes.