Conferência de saúde mental debate propostas para encontro estadual

Cuidar da saúde mental da população tem sido uma preocupação constante das unidades de saúde, que buscam atuar em projetos multidisciplinares para prevenir e tratar diferentes transtornos que comprometem o bem-estar de pessoas de todas as idades e classes sociais.

Com o objetivo de debater temas ligados à saúde mental do município, a Secretaria de Saúde de Ubatuba promoveu na última terça-feira (26) a 1ª Conferência Livre de Saúde Mental para debater o tema: “O SUS – o cuidado em liberdade e o respeito aos direitos humanos”. O evento foi realizado no salão da Igreja São Francisco.

“O encontro foi importante para fortalecer políticas públicas voltadas para a saúde mental. A conferência foi um marco no município, como o primeiro encontro voltado especificamente para a saúde mental, onde foram estabelecidas diretrizes essenciais para a área”, ressaltou Aline Monteiro, diretora de Saúde Especializada do município.

Na ocasião, o psicólogo Wenilton Blasques abordou com os participantes reflexões sobre os cuidados e o apoio à saúde mental. Foram discutidos temas como: Cuidado em liberdade como garantia de direito e cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante a pós-pandemia.

As melhores propostas apresentadas no evento serão encaminhadas agora para o encontro macrorregional da DRS-17, que acontecerá até o dia 10 de junho e, em seguida, para a etapa estadual de saúde mental, programada para acontecer entre 23 e 25 de junho, em São Paulo.