Representantes da Prefeitura se reúnem com Comunidades Tradicionais

Lideranças dos povos indígenas, comunidades quilombolas, caiçaras e representantes das secretarias municipais que integram o Grupo de Trabalho das Comunidades Tradicionais estiveram reunidos nesta quarta-feira, dia 31, na Secretaria de Educação.

Durante o encontro, foi realizado um balanço da I Conferência das Comunidades Tradicionais de Ubatuba, que aconteceu em junho deste ano, e também definido os próximos passos para o desenvolvimento da segunda edição do evento, que passou a ser denominado “Conferência Municipal dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais de Ubatuba”.

“A avaliação da I Conferência foi muito positiva e com essa reunião definimos que a sua realização passa a ser bienal. Além disso, a prévia do relatório final, que reúne mais de 400 propostas e demandas coletadas nas pré-conferências e na conferência, foi apresentada para que possamos na segunda quinzena de setembro promover um debate mais qualificado e finalizar o documento”, explicou Uirá Freitas, funcionário da Secretaria de Assistência Social, lembrando que a próxima Conferência deverá ocorrer em abril de 2024.

O Grupo de Trabalho das Comunidades Tradicionais também debateu no decorrer da reunião a criação do Conselho Municipal dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais de Ubatuba, sendo definida a necessidade de 16 cadeiras para o poder público e 16 cadeiras para a sociedade civil (4 para quilombolas, 4 para indígenas, 4 para caiçaras e 4 para movimentos sociais). Os detalhes para a definição do novo conselho devem ser estabelecidos ainda neste mês na próxima reunião do grupo.

Presente na reunião, o secretário de Assistência Social, Luiz Augusto, reforçou a importância desse encontro para o avanço de políticas públicas para essas comunidades. “É fundamental a avaliação da Conferência das Comunidades Tradicionais do município e do planejamento para as próximas conferências, assim vamos conseguir o fortalecimento da nossa cultura e atender as demandas das comunidades tradicionais”, frisou.