Poder Executivo Municipal

Artista de Ubatuba restaura estátua de São Pedro Pescador

Artista de Ubatuba restaura estátua de São Pedro Pescador

Artista plástico e skatista, Cristiano Vieira Mendes, Tiano, realizou o restauro da estátua de São Pedro, padroeiro dos pescadores. O monumento histórico está localizado no mirante após a ponte do Perequê-Açu, e do local é possível ter uma visão completa da baía de Ubatuba, assim como das praias do Cruzeiro e Itaguá.

A iniciativa do próprio artista foi um investimento de tempo e materiais, e inspirou outras pessoas. Tiano Mendes destacou que sempre tem parcerias com outros artistas. “A gente não trabalha sozinho, sempre que inicio o trabalho a galera me ajuda”.

Tiano contou como foi o processo de restauro da estátua. “Eu fiquei dois dias fazendo os processos de raspagem para tirar toda a tinta antiga, depois passei uma seladora no concreto. Estou há umas três semanas, iniciei antes da festa de São Pedro, cerca de três a quatro dias por semana, essa é a quarta semana de trabalhos”.

A pintura traz um significado ligado a barra dos pescadores. “A temática foi colocada com os peixes da boca da barra, o bagre, a tainha, o robalo e o amboré, numas ondas embaixo, saudando São Pedro pescador. E agora também vou restaurar e colocar as duas chaves na mão dele, que já não tinha mais, duas chaves que São Pedro carrega”.

Os trabalhos tiveram o apoio de outros dois artistas, Benê Santana e Fran Moscon. Tiano restaurou também a bíblia. “O banco quem fez foi a Fran que me deu uma assistência no geral, e as chaves quem fez foi o Benê, que é um rapaz que faz restauro, ele fez duas chaves de resina”.

A ação contou com o apoio da Secretaria de Turismo e da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.

 

Mais sobre Tiano

O artista é bem conhecido na cidade: além de possuir um ateliê, pois é professor de artes  formado pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo, é referência de irreverência no modo de pintar – que já lhe rendeu várias premiações nos Salões Ubatuba de Belas Artes; sua trajetória ainda é marcada pelas intervenções artísticas espalhadas pela cidade, como pontos de ônibus (alguns pintados também em parceria com outros artista e o coletivo Néctar Caiçara) e o totem/letreiro de Ubatuba que fica no Píer Comodoro Magalhães – do qual também participou da pintura.

 

/* * VLibras */