Poder Executivo Municipal

Secretaria de Saúde começa a vacinação contra o vírus da gripe Influenza

Secretaria de Saúde começa a vacinação contra o vírus da gripe Influenza

A partir desta segunda-feira, 17 de abril, idosos a partir dos 60 anos e trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados já podem dirigir-se aos postos de saúde de Ubatuba para tomar a vacina contra o vírus da gripe Influenza (tipos A – H1N1 e H3N2 – e tipo B). É importante levar a carteirinha de vacinação.

A ação integra o calendário da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que se estende até o dia 26 de maio e terá um dia “D” de imunização no sábado, 13 de maio.

Na rede pública, a vacinação está disponível a grupos prioritários específicos: crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos a partir de 60 anos, indígenas, portadores de comorbidades, ou seja, doenças crônicas como diabetes, asma e hipertensão, entre outras, e trabalhadores do setor de saúde. A partir deste ano, também os professores das escolas públicas e privadas estão entre os grupos prioritários.

Confira o calendário de vacinação completo segundo o público-alvo
·                    Etapa 1: a partir do dia 10 de abril de 2017: trabalhadores de saúde dos hospitais.
·                    Etapa 2: a partir do dia 17 de abril: trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e pessoas com 60 anos ou mais de idade.
·                    Etapa 3: a partir do dia 24 de abril: gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças (a partir de 6 meses e menores de 5 anos de idade) e indígenas.
·                    Etapa 4: a partir do dia 2 de maio: comorbidades (portadores de doenças crônicas como diabetes, asma e hipertensão, entre outras)*
·                    Etapa 5: a partir do dia 8 de maio: professores e todos os outros grupos anteriores.
·                    Dia 13 de maio : Dia “D”: sábado
*No caso de pacientes com doenças crônicas, além da carteira de vacinação, é necessário também apresentar ou pedido médico ou receita do(s) medicamento(s) que faz uso devido à doença crônica.

Como se prevenir?

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente às de grande infectividade, como vírus Influenza, orienta-se que sejam adotadas medidas gerais de prevenção, tais como:

– Lavagem e higienização das mãos frequente, principalmente antes de consumir algum alimento

– Uso de lenço descartável para higiene nasal

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca

– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas

– Manter os ambientes bem ventilados

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe

– Evitar aglomerações e ambientes fechados

– Utilizar álcool em gel para higienizar as mãos

cartaz_campanha_de_vacinação_A3

Funcionario
/* * VLibras */