Encontro discute programação para “Semana da Aviação” em Ubatuba

Na tarde da última terça-feira (10), uma reunião no gabinete da Prefeitura de Ubatuba discutiu a realização da “Semana da Aviação de Ubatuba”, instituída por Lei, porém que, este ano, terá um significado ainda maior: o evento deve acontecer entre os dias 7 e 14 de setembro, data que marca 200 anos da Independência do Brasil e 100 anos do primeiro pouso de uma aeronave no município, resultado de um raid aéreo feito por um capitão do Exército chileno, capitão Diego Aracena, que voou de Santiago trazendo mensagem do presidente do Chile ao presidente do Brasil no 1º Centenário da Independência brasileira – além de coincidir com a celebração da Paz de Iperoig, no dia 14.

O objetivo é valorizar a história e as pesquisas aeronáuticas do aviador ubatubense Gastão Madeira, precursor dos estudos de dirigibilidade dos balões e criador de sistemas de navegação aérea e do aviplano.

A ideia é promover uma programação que envolva e contemple as escolas de Ubatuba, alimentando nos estudantes a curiosidade sobre o funcionamento das aeronaves e, também, aumentando o contato delas com a tecnologia da aviação.

“Acredito que vai ser um evento muito bacana e importante para a valorização da memória da cidade”, destacou a secretária de Educação, Fatinha Barros

O jornalista e também colaborador do Núcleo Infanto-juvenil de Aviação de Ubatuba (Ninja), César Rodrigues, reforçou que além de caráter pedagógico, o evento pode refletir, também, em outras frentes. “Trata-se de uma ação que vai valorizar a cultura e história, não só da aviação, mas de Ubatuba, além de ser um insumo turístico, com oportunidade de atrair o público amante do segmento para visitar as exposições e prestigiar as atrações da programação”, explicou.

“Nosso objetivo é plantar a sementinha, assim como fazemos com o Ninja. Além de Capital do Surfe, Ubatuba pode se tornar capital de outras coisas, como tecnologia por exemplo”, acrescentou o aviador e colaborador do Ninja, Tiago Tabarro Rizzi

“Nosso governo, com todo suporte das Secretarias de Turismo e Educação, não medirá esforços para valorizarmos essas datas e fomentarmos ainda mais o turismo na nossa cidade. Precisamos valorizar a riqueza da nossa cultura, ainda mais, aproveitando essa oportunidade de criar um intercâmbio internacional com o Chile”, destacou a prefeita Flavia Pascoal.