Ação conjunta promove desobstrução da Trilha das Sete Praias

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur), Companhia Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e agências de Turismo, realizou a desobstrução da Trilha das Sete Praias, mais especificamente no trecho da Fortaleza/Cedro, que sofreu uma queda de barreira na última chuva, prejudicando o trecho de passagem.

A iniciativa é a primeira no segmento de manutenção nas trilhas municipais e aconteceu na terça-feira, dia 28 de fevereiro. A trilha já está liberada para ser utilizada e os representantes das instituições aproveitaram a oportunidade para fazer melhorias no local, como colocação de corda em alguns pontos.

“Fizemos uma ação paliativa de liberação para não prejudicar ainda mais nosso Ecoturismo. Logo que aconteceu a obstrução, foi providenciada uma sinalização de interdição ao início da trilha e por isso nós reunimos alguns parceiros para promover essa ação”, explicou Rodrigo Andrade

Ainda segundo ele, essa é a primeira de muitas ações, pois a Setur está buscando desenvolver um cronograma, diagnóstico e um estudo da real situação atualizada das trilhas para fazer as melhorias nelas.

Além do setor público, as instituições que participaram da ação foram Tango Vertical, Caminhos das Trilhas, Terra das Tribos, Ubatuba Ecotur e Associação Coaquira.

Vistoria

Após as fortes chuvas desta semana, na manhã desta quinta-feira, 02, foi feita uma vistoria no local para conferir se houve algum dano, entretanto, a trilha continua liberada e está sendo monitorada pela Setur.

“A gente considera a atividade de ecoturismo e TBC como prioridade na nossa gestão. Estamos buscando, cada dia mais, promover melhorias para fomentar esses segmentos, tanto de acesso, como em estradas e trilhas, quanto em ações, como por exemplo, as feiras de TBC. São atividades que têm a cara da nossa cidade “, acrescentou Andrade.

É importante lembrar que, por questões de segurança, ao percorrer as trilhas municipais é sempre recomendável a contratação das agências locais e guias credenciados no município.