Sexta-feira tem Circuito Sesc de Artes na Praça 13 de Maio

Ubatuba recebe nesta sexta-feira, dia 19, mais uma edição do Circuito Sesc de Artes que oferecerá uma extensa programação gratuita com música, teatro, dança, circo, literatura, cinema, artes visuais e tecnologias. O evento será realizado das 16h às 22h, na Praça 13 de Maio, no centro da cidade. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Ginásio de Esportes – Tubão.

O município é uma das 118 cidades selecionadas para receber o projeto promovido pelo Sesc – Serviço Social do Comércio-SP – em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart).

O Circuito Sesc de Artes tem o objetivo de estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos, inspirar diversos usos para os espaços públicos e ampliar as possibilidades de convivência. A programação abordará várias linguagens culturais e traz artistas, grupos, coletivos e companhias de longas trajetórias. Confira:

– Artes Visuais e Tecnologias – Broche de Caquinhos (com Fonfinfan Ateliê/SP)

A oficina ensina a confeccionar broches a partir do reaproveitamento de calças jeans, aviamentos e retalhos, e levanta a discussão sobre o reaproveitamento de materiais. A customização será feita com técnicas de bordado e a aplicação de uma palavra impressa em tecido a partir de uma impressora.

– Cinema – Cine Concerto Sonhos, de Akira Kurosawa (com Yume Project/SP)

O grupo formado por músicos brasileiros e descendentes de japoneses promove uma interação musical ao executar uma experimentação sonora ao vivo simultânea à exibição de dois episódios de “Sonhos”, filme do cineasta japonês Akira Kurosawa (1910-1998) baseado nos próprios sonhos que o diretor teve em diferentes momentos de sua vida.

– Circo – Cola Shows (com As Inigualáveis Irmãs Cola/SP)

As malabaristas – e irmãs gêmeas – Thais e Tatiane Cola propõem a desconstrução de conceitos ultrapassados nesse espetáculo circense.  Por meio de uma linguagem direta e cômica, a dupla mostra como duas mulheres que parecem a mesma pessoa se aventuram como artistas de rua em meio a uma sociedade machista.

– Dança – Na Pista (com Companhia Urbana de Dança/RJ)

O espetáculo marca o retorno da companhia carioca às suas origens. Ritmos que fizeram parte da adolescência dos dançarinos inspiraram essa obra, cujo título se refere à gíria que significa estar presente. Técnicas e estilos diferentes foram incorporados à coreografia inspirada em músicas de Michael Jackson e Tim Maia.

– Teatro – Flor, Pedra, Porta ou Ilha (com Grupo Caixa de Imagens/SP)

Miniaturas manipuladas por dois artistas interagem com o público em momentos poéticos e musicais. Uma caixinha de surpresas que já viajou pelo mundo abriga quatro intervenções (“Travessia”, “Página Aberta”, “Milhor” e “NaPorta”) e traz personagens mágicas como Gilda, uma boneca de 10 cm que conta uma história única.

– Música – Las Fanfarronas (com Las Fanfarronas/SP)

O sexteto feminino com artistas do Brasil, Argentina e Chile mescla música e circo em performances embaladas pela cumbia. O grupo é formado por Marina Beraldo Bastos (sax tenor), Gabrielle Stephano de Queiroz (sax alto), Renata Fernanda (percussão), Maria Tereza Gandra de Meira (sax soprano), Florência Paine Santamaria (percussão) e Rocío Romero (barítono).

– Literatura – Aconchego (com Serena Infância/SP)

Um convite ao encontro com os livros e com as histórias por meio da mediação de leitura, com o objetivo de aproximar a primeira infância da literatura. O contato das crianças com as narrativas literárias auxilia no seu desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo.