Ubatuba recebe sinalização dos marcos quilométricos na BR-101 (Rio-Santos)

O trecho entre os quilômetros 52 e 30 da Rodovia BR-101 (Rio-Santos), em Ubatuba, foi o primeiro contemplado pela implantação das placas que indicam as distâncias nas estradas, denominadas “marcos quilométricos” , visando auxiliar na orientação dos motoristas. A iniciativa é da CCR RioSP, concessionária responsável pela rodovia, e deve beneficiar os 270 km de extensão da pista sob sua administração. A previsão é que até novembro todas as placas sejam instaladas.

Os pontos são locados topograficamente, empregando um GPS do tipo RTK (Real Time Kinematic) que possui precisão de centímetros. A implantação dos marcos quilométricos faz parte dos serviços iniciais que a concessionária realiza na BR-101 desde março deste ano. No total, duas equipes trabalham nesta iniciativa.

O Gerente Executivo da CCR RioSP, Virgílio Leocádio, reforçou a importância do investimento na sinalização. “Além de ajudar na localização ao início da via ou à divisa de estado, o recurso pode colaborar na orientação dos serviços ao usuário, principalmente com o início do atendimento médico e mecânico da BR-101, previsto para setembro”, complementou.

Em abril deste ano, representantes da concessionária CCR, da Polícia Rodoviária Federal e da prefeitura estiveram reunidos no gabinete municipal com objetivo de alinhar melhorias no trecho da cidade de Ubatuba e a sinalização é uma delas.

“Estamos lutando muito por Ubatuba e cada ação implantada visa melhorar a nossa cidade, principalmente, colaborando com a segurança no trânsito. Além disso, também estamos em contato constante com a CCR para melhorar as vias de acesso à rodovia”, finalizou a prefeita Flavia Pascoal.