Temporada de Cruzeiros 2017/2018 é aberta com reinauguração do Píer Comodoro Magalhães

Autoridades do município, equipe de governo e população estiveram reunidos na baía do Itaguá na manhã desta quarta-feira, 06, para prestigiar a Cerimônia de reinauguração do Píer Comodoro Magalhães.

A obra foi necessária para adaptar o local, que será palco do desembarque de turistas que chegam pelos Cruzeiros Marítimos –  atração retomada após tratativas do governo Sato, por meio da secretaria de Turismo, com as operadoras, como MSC e Costa Cruzeiros.

Além disso, o píer vai dar mais segurança para os passageiros que realizam passeios de escunas e outras embarcações que ali atracam.

Após o hasteamento das bandeiras durante a execução dos hinos nacional e de Ubatuba, entoados pelo conjunto Frisson da Banda Lira da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o secretário de Turismo Luiz Bischof agradeceu a todos os envolvidos durante os três meses intensos de obras e preparativos para o receptivo, principalmente, nas últimas duas semanas.

“Todos nós temos grande responsabilidade no projeto. Esse é mais um sonho realizado. Hoje, recuperamos três paradas da MSC e teremos uma experimental da Costa. Tenho certeza que, no final do mandato vão ser 40 paradas, não somente quatro”, afirmou.

O secretário de Infraestrutura de Serviços Públicos da Prefeitura de Ubatuba, Pedro Tuzino, fez questão de destacar a atuação dos trabalhadores que se dedicaram ao máximo para cumprir o prazo de entrega da obra. Já o presidente da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), Andrade Henrique, falou sobre a satisfação de participar dessa obra, agradeceu a todos que deram apoio para a realização e salientou a importância dos colaboradores da Comtur, que participaram direta e indiretamente do processo.

Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, Sílvio Brandão, lembrou que mesmo em meio às críticas ao governo, trata-se de mais um marco da administração. “Hoje percebemos que não foi algo feito só para tirar foto, mas vemos todas as mudanças realizadas no píer e seu entorno. Pode não parecer, mas os navios trazem grande retorno para Ubatuba e, muitos desses passageiros estão visitando a cidade pela primeira vez, então, a primeira impressão é a que fica”, frisou.

O prefeito Délcio Sato (PSD) externou sua satisfação, parabenizando e agradecendo todos os envolvidos, e enfatizou que não se resume apenas à entrega de uma obra, mas que por trás há os preparativos referentes à burocracia, como regulamentação e documentação, que também exigiram empenho da equipe.

“A questão dos Cruzeiros Marítimos pode parecer simples, mas só nós que estamos nos bastidores sabemos o desafio de trazê-los de volta. Às vezes, é mais fácil conquistar do que trazer de volta, mas nós conseguimos. Estivemos na feira em Miami, no começo do ano, e nos comprometemos a estabelecer todos os requisitos exigidos pelas Companhias, fazendo valer nossa palavra. Foram muitas reuniões e conversas e, hoje, conquistamos essa realidade com consistência: uma obra padrão e de qualidade”, comemorou Sato.

O prefeito também citou o empenho dos trabalhadores e, na figura do funcionário Claudio, valorizou os esforços empreendidos. “Vocês são os verdadeiros artistas que fizeram essa obra e que vai ficar em Ubatuba para sempre”, acrescentou.

Em seguida, foi feito o descerramento da placa pelas autoridades, finalizando assim, o ato solene.

Imprevisto

Devidos às condições climáticas adversas, com muito vento e ondas com mais de dois metros, não foi possível realizar o desembarque dos passageiros do MSC Música em Ubatuba por questões de segurança.

Os tripulantes seguiram a bordo do navio rumo ao Rio de Janeiro. O receptivo foi desmontado e, agora, o município aguarda a próxima parada, prevista para o dia 27 de fevereiro

Mais sobre a obra

A obra de revitalização e ampliação foi executada secretaria de Infraestrutura de Serviços Públicos da Prefeitura de Ubatuba, com o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDURB) e, custeada pela Comtur – um gasto estimado de R$ 200 mil.

Todo o projeto cumpriu as normas regulatórias, sendo aprovado pela secretaria de Meio Ambiente do Município, Capitania dos Portos, Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Foi feita a troca de todo o madeiramento, pois o anterior estava todo comprometido. A nova composição também exigiu a aplicação de um produto para manter a durabilidade e conservação do material.

O píer tem um avanço de plataforma fixa de 3m X 12m e, em frente à plataforma, fica uma rampa de 1m X 6m, apoiada em um flutuante de 4m X 12m. O flutuante está preparado para o desembarque dos usuários  de dois tênderes simultaneamente, totalizando 240 pessoas por viagem.

Foto Navio: Alexandre Rodrigues