Poder Executivo Municipal

Ações da saúde oferecem testagem gratuita para hepatites B e C

Ações da saúde oferecem testagem gratuita para hepatites B e C

A Secretaria Municipal de Saúde realiza a campanha “Julho Amarelo” e oferece à população testagens gratuitas para identificação das hepatites B e C. Além das ações efetivadas ao longo do mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a iniciativa preparou dois dias de mutirões:

Na sexta-feira, dia 28, na parte da manhã, os testes acontecerão na Casa de Passagem e, no período da tarde, na Praça 13 de Maio e na Rodoviária Verdebus, na área central da cidade.

No sábado, dia 29, a testagem será disponibilizada pela manhã na Feira Livre da Praça BIP e das 9h às 17h na UBS Marafunda.

O teste rápido é feito por uma pequena picada no dedo da mão e o resultado concluído em poucos minutos. Em caso positivo, o paciente é direcionado para tratamento.

As hepatites virais são infecções que acometem o fígado, causadas por vírus classificados como A, B, C, D e E. Por serem doenças silenciosas, com poucos sintomas na fase inicial, diagnosticar requer ações constantes, como a campanha do “Julho Amarelo”. As formas de contágio são diversas e podem ser por contato com água e alimentos contaminados, sexo desprotegido, transmissão materno-infantil, compartilhamento de objetos para uso de drogas e até mesmo falta de esterilização em materiais de manicure, tatuador, dentista, entre outros serviços que não obedeçam às normas de biossegurança.

A recomendação é para que toda pessoa seja testada pelo menos uma vez na vida. Se houver suspeitas da doença, a pessoa deve procurar rapidamente a UBS mais próxima da sua residência.

Confira a programação:

Dia 27: UBS Puruba – das 10h às 12h

Dia 27: UBS Picinguaba – das 8h30 às 14h

Dia 28: Casa de Passagem – período da manhã

Dia 28: Praça 13 de Maio e Rodoviária Verdebus – período da tarde

Dia 29: UBS Marafunda – das 9h às 17h

Dia 29: Feira Livre da Praça BIP – período da manhã

Dia 31: UBS Fazenda da Caixa – das 9h30 às 13h

/* * VLibras */