EM Altimira recebe projeto Turismo e Meio Ambiente nas Escolas

Na manhã desta quarta-feira, 7, três turmas dos quintos anos da E.M. Profª Altimira Silva Abirached, no Itaguá assistiram à palestra que faz parte do projeto Turismo e Meio Ambiente nas Escolas.

Uma média de 50 alunos souberam um pouco mais sobre esses dois segmentos, que estão diretamente ligados, absorvendo conhecimento sobre conceitos, planejamento, economia e atrativos turísticos de Ubatuba.

O palestrante e assessor da direção pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Marco Reale, comentou que o primeiro passo foi mostrar para eles porque planejar o Turismo é importante para a cidade. “Falamos sobre a administração pública de uma forma geral, mas focamos a abordagem na importância de receber bem o turista na nossa cidade e para isso, é preciso, primeiro, saber o que é o turista, porque ele vem para Ubatuba, a importância da História para esse turista, a relação entre Turismo e os segmentos da administração municipal”, explicou.

De acordo com uma das professoras da EM Altimira, Fernanda Righetto, a iniciativa é extremamente importante, pois diversos temas foram trabalhados com os quintos anos ao longo do ano letivo. “Depois que as crianças passam por essas vivências, eles escrevem notícias sobre a preservação do meio ambiente, lixo, economia e Turismo, publicadas posteriormente no jornal da escola. É super válido, tanto nós como as crianças adoramos e contamos com essa parceria no próximo ano”, afirmou Fernanda.

Outros temas abordados foram sobre atrativos turísticos, naturais, culturais  e os segmentos voltados para o esporte, como esportes náuticos e surfe . Reale ainda lembrou que essa é uma iniciativa idealizada pela atual administração e que também atende a algumas das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como Conhecimento, Repertório Cultural e Trabalho e Projeto de Vida.

“O intuito do projeto é conscientizar os alunos dos quintos anos do ensino fundamental sobre a importância do Turismo, principalmente, para a cidade de Ubatuba.  Turismo e o Meio Ambiente fazem parte dos ‘pilares da educação’ em nossa cidade. Esse projeto contribui para o conhecimento dos alunos em temas que fazem parte do seu cotidiano e que agora estão sendo tratados com extrema relevância pelo governo municipal”, finalizou a secretária da pasta, Fatinha Barros.