Ubatuba segue em estado de emergência

A Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social continuam acompanhando a situação das pessoas que residem em região de risco nesta terça-feira, 5. Vistorias estão sendo feitas para avaliar se já é possível liberar as famílias para retornarem as suas residências. Ontem, a Prefeitura de Ubatuba decretou estado de emergência na cidade.

Na região central, como Parque Guarani e Núcleo Botafogo, as 12 famílias (36 pessoas) que estavam alojadas na EM Padre José de Anchieta foram liberadas para este retorno ainda na segunda-feira, período da manhã (uma família já havia retornado no domingo). Elas receberam kits com produtos de limpeza para fazerem a higienização de suas casas bem como cestas básicas.

Já a na região Norte, até a manhã desta terça-feira, sete famílias permaneciam alojadas na EM Iberê Ananias Pimentel.  Segundo o diretor de Gestão da Defesa Civil de Ubatuba, Ricardo Domingos Gil, essas pessoas são as que moram na parte mais próxima à rodovia e tiveram suas casas ameaçadas pela enxurrada e pelo volume de massa que desceu. “Eles permanecem nas escolas até uma melhor avaliação da Defesa Civil. Na manhã desta terça-feira, iremos até o local para efetuar essa vistoria junto com a Concessionária Nova Dutra”, afirmou.

De acordo com ele, no Camburi, as famílias seguem totalmente isoladas devido a interdição completa da Rio Santos na altura do acesso à comunidade, porém, foram abastecidas por meio de embarcações e apoio do helicóptero águia no fim de semana.

Gil ainda alertou a população, reforçando que ainda existe preocupação de registro de ocorrências devido ao encharcamento do solo, principalmente, das regiões onde o volume pluviométrico registrado desde quinta-feira, 31, quase atingiu 600mm.

“Em três dias é um volume muito alto. Temos feito acompanhamento. Algumas coisas continuam acontecendo, como pequenos deslizamentos de terra no lado Sul da cidade, mas não de grande proporção como foi no lado norte. É importante lembrar que, novamente, há previsão de chuvas de grande intensidade a partir de quarta-feira, 06”, concluiu

Além disso, essas comunidades também tiveram o fornecimento de energia elétrica prejudicado em consequência das chuvas e queda de árvores. A Concessionária Elektro informou que, na manhã desta terça, encaminhou equipes aos bairros Camburi, Praia da Fazenda, Puruba e Sertão do Ubatumirim para tentar solucionar o problema.

Doações

Quem desejar ajudar as pessoas que tiveram suas residências atingidas pela chuva, pode efetuar a doação para o Fundo Social de Solidariedade na sede do centro de Capacitação Profissional, que fica na avenida Governador Abreu Sodré, s/n, Perquê Açu , das 8h às 17h.

Saiba todos os detalhes aqui: https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/doacoes-fundo-social/

Confira os itens mais necessários

Produtos de limpeza

Produtos de higiene

Fralda descartável geriátrica G.

Fraldas descartáveis p, M, G e GG infantil.

Absorventes

Água mineral