Ubatuba conquista 2º lugar em maior festival de dança do mundo

Equipe de Dança de Ubatuba representou o município no 39º Festival de Dança de Joinville.  Durante duas semanas de programação, 550 grupos se apresentaram entre mais de 2 mil coreografias na 39ª edição do Festival de Dança de Joinville, que pelo número expressivo acabou sendo considerada a maior edição da história, deste que é o maior festival de dança do mundo pelo Guiness Book.

Apenas 195 coreografias foram aprovadas para participar do segmento competitivo do Festival, e a Experimental de Dança de Ubatuba estava entre elas com a coreografia “VIVA!”, na categoria Jazz Conjunto Infantil, criada por Brisa Diamante. É o 5º ano consecutivo que a escola de dança consegue uma vaga na competição do festival.

Com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, o grupo formado por 17 crianças de 10 a 13 anos, bailarinos da Experimental de Dança, representaram a obra em dois palcos abertos, dias 27 e 28 de julho, e na competição do Meia Ponta em duas sessões, dia 29.

E no anúncio do resultado, após a apresentação oficial, a equipe recebeu o 2º lugar na categoria Jazz Infantil. “Só de estarmos entre os selecionados e podermos nos apresentar nesse Festival já seria um grande prêmio, pois sabemos que o processo de seleção é muito criterioso. E ainda recebermos uma premiação tão expressiva, nos encheu de alegria e muito orgulho. Estamos comemorando muito. As crianças estão extremamente felizes e isso enche o meu coração de satisfação. A felicidade delas é a minha felicidade”, comentou Brisa Diamante, coreógrafa da obra e diretora da Experimental de Dança.

No último sábado, dia 30 de julho, o grupo retornou à Ubatuba com o tão sonhado troféu em mãos, e já se fala da continuação do trabalho. “Participamos de muitos festivais e mostras de dança, mas Joinville é sempre um sonho. Por isso que tem um grande significado essa conquista. Ter o trabalho premiado entre os melhores, com o reconhecimento por parte da banca de jurados que elogiou muito a obra pessoalmente na reunião que tivemos após a apresentação, é um grande incentivo para seguirmos em frente. Tivemos a média 9,6 – nota de 1º lugar. Já estou inspirada para a criação da próxima coreografia”, conclui Brisa.

Carla Bettin, professora da turma de Jazz Infantil da Experimental, estava com o grupo e fala da preparação. “Para estar num festival deste nível é preciso preparar os bailarinos tecnicamente, artisticamente e emocionalmente. E cuidamos disso durante todo o processo, para que tudo fluísse bem e eles se sentissem felizes, independente do resultado. E no final, superamos as nossas próprias expectativas”. Ao lado de Brisa e Carla, fizeram parte da comitiva técnica as professoras da escola de dança, Fernanda Terra, Gabriela Pupio e Maria Julia Rocha, além da assistente Leticia Medeiros.

Mais informações: www.festivaldedancadejoinville.com.br

Crédito da foto: Amir Stair