Saúde mental é tema de conferência no próximo dia 26

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá a 1ª Conferência Livre de Saúde Mental para debater o tema: “O SUS – o cuidado em liberdade e o respeito aos direitos humanos”. O evento será realizado no próximo dia 26, às 14h, no salão da Igreja São Francisco.

O objetivo é reunir diferentes profissionais ligados ao atendimento da saúde mental no município, bem como representantes da sociedade em geral. Durante a conferência, o psicólogo Wenilton Blasques trará à tona questões sobre o tema central, mediando reflexões para os cuidados e o apoio à saúde mental.

No encontro, serão discutidos ainda quatro subtemas: Cuidado em liberdade como garantia de direito e cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante a pós-pandemia.

As melhores propostas apresentadas no evento serão encaminhadas para o encontro macrorregional da DRS-17 e, em seguida, para a etapa estadual de saúde mental, programada para acontecer entre os dias 23 e 25 de junho, em São Paulo.