Ubatuba terá espetáculo teatral comemorativo à Páscoa na sexta-feira (25)

A próxima sexta-feira, 25, tem uma programação especial que faz parte do projeto Vila de Páscoa na Praça. A partir das 19 horas, a população poderá apreciar a apresentação do espetáculo “A Páscoa da Vida” com a Cia Arte e Manhas, que acontece na avenida Iperoig – altura do número 10.  No local, haverá uma arquibancada para 500 pessoas, priorizando a ocupação por crianças, idosos e pessoas com deficiência.

A Vila de Páscoa na Praça é um projeto inédito em Ubatuba, elaborado nos moldes do Natal Luz, ornamentando pontos da cidade para incentivar a interação entre a família, os amigos, a visitação das escolas e estimular as crianças por meio de recursos lúdicos.

Entretanto, para a realização da Vila de Páscoa a prefeitura não contou com a concessão de enfeites ou ornamentos, conforme ocorreu no Natal. Desta maneira, foi viabilizada a aquisição da decoração, que será utilizada em outros projetos posteriores.

Investimento do município será reaproveitado em outros projetos

“Esse foi um projeto totalmente custeado pelo município e é importante lembrar que ele não contempla uma praça só: a Praça da Baleia (antiga praça santos Dummont) também recebe a iniciativa. Todo o material utilizado pertence ao município, então, esse investimento será reaproveitado em outros projetos”, afirmou uma das organizadoras, Telma Raizer.

De acordo com ela, o custo do investimento foi de R$159.760 da Fonte 1- tesouro- e a contratação foi feita por meio de Carta Convite.  “Em questão de valor, enquanto prefeitura, a gente elabora o projeto, faz o termo de referência e convida as empresas a participarem. É um processo aberto e ganha a concorrência é aquela que apresenta menor valor – o que nos é informado somente no momento da abertura dos envelopes”, disse. Ela ainda acrescentou que “o valor não compreende apenas a decoração e instalação, mas também toda a manutenção e reposição das peças, se necessário, durante o período em que a decoração fica exposta que, no caso, é de 30 dias. A empresa também arca com essa zeladoria e esse serviço é incluso no valor das peças”, enfatizou.

Vila de Páscoa na Praça: ferramenta pedagógica

Como educadora, a prefeita Flavia Pascoal entende a realização do Vila de Páscoa na Praça como uma ferramenta pedagógica, visando de estimular a imaginação e criatividade, principalmente, da primeira infância – que é a fase até seis anos de idade. Além disso, o projeto também atende a algumas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): um documento que determina os direitos de aprendizagem de todo aluno cursando a Educação Básica no Brasil. Dentre elas:

Repertório cultural

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural

Trabalho e projeto de vida

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Responsabilidade e cidadania

Pensando em âmbito social e cidadão, a última competência visa formar no aluno o desenvolvimento dos princípios éticos, democráticos, inclusivos e sustentáveis em uma sociedade. Pensando nelas, cabe ao aluno agir, seja no âmbito pessoal e coletivo, com responsabilidade, autonomia, determinação, resiliência e flexibilidade.

Para a prefeita, a Vila de Páscoa na Praça é uma grande confraternização alusiva à data. “Vamos, com alegria, festejar esse momento depois de um período tão difícil que nós vivemos, de pandemia, do uso de máscaras, de não poder ter contato físico; um momento de insegurança e preocupação”, lembrou.

“A primeira Vila de Páscoa de Ubatuba, para nós, representa a comemoração da vida, do renascimento. Ubatuba é uma cidade abençoada. A mais linda do Estado de São Paulo, com mais de 100 km de costa e que nos oferece essa Praça tão linda que é a 13 de maio e nosso objetivo é deixa-la viva”, concluiu Flavia.

Praça da Baleia também recebeu ornamentos