Poder Executivo Municipal

Ubatuba participa de encontro nacional sobre Assistência Social

Ubatuba participa de encontro nacional sobre Assistência Social

Ubatuba marcou presença durante a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, de 5 a 8 de dezembro, em Brasília. Com o tema ‘Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos’, o evento foi fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas e atendimento das necessidades e direitos dos usuários.

Durante a conferência, representantes governamentais e da sociedade civil, debruçaram-se sobre eixos essenciais para a assistência Social, como financiamento, qualificação das instâncias de controle social, articulação entre segmentos para ampliar a participação no SUAS, universalização do acesso aos serviços, programas e projetos, os benefícios de transferência de renda como pilares da proteção social na reconfiguração do SUAS, entre outras pautas que visam a defesa e o espaço da assistência social na seguridade social brasileira.

Ubatuba foi representada por Sandra Giacomini, assistente social, Erika Dias de Aguiar Amorim, estagiária da Secretaria de Assistência Social, e Nicole Rocha Messias, agente administrativo da ONG Namaskar. A cidade contribuiu com 25 propostas, 5 para cada eixo, e encaminhou deliberações que evidenciaram seu papel ativo na defesa dos direitos e necessidades de seus cidadãos.

“A participação de Ubatuba foi extremamente importante para entendermos que nossos problemas e dificuldades são compartilhados por outros municípios. Além disso, reforçou o quanto precisamos avançar na construção de políticas públicas para atender nossos munícipes com dignidade e autonomia profissional. Nossas propostas foram sólidas, reforçando o compromisso da cidade com as questões sociais”, conclui Sandra.

/* * VLibras */