Ubatuba continua operando em estado de alerta

A Defesa Civil de Ubatuba continua em estado de alerta devido às chuvas. O órgão ainda não conseguiu totalizar os números e efetuar um balanço geral da operação, pois a cada momento têm surgido novas solicitações de atuação, tornando o trabalho muito dinâmico.

“Quando começa a chover, já entramos em alerta, pois o solo está encharcado, o que faz com que o solo tenha dificuldade de absorver a água e conter os deslizamentos”, explicou Guaraçay dos Santos, coordenador da Defesa Civil de Ubatuba.

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), esteve na sede da Defesa Civil para conferir a entrega de materiais como capacetes, botas de PVC e coletes salva-vidas, que já serão utilizados nessas ações.

“Os serviços ainda continuam e muitas pessoas estão precisando da nossa ajuda. E nós também precisamos da ajuda da população nesta grande empreitada. Conseguimos vários equipamentos provenientes de concessão da Casa Civil, pelo estado de São Paulo, aquisição da Prefeitura e doações particulares. Agradecemos a participação de todos da Defesa Civil, de todos os voluntários, da equipe do instrutor socorrista Sidney da Costa – cada um deles que tem sido heróis nessa luta que temos travado a cada momento”, destacou Sato.

O prefeito ainda acrescentou que toda a cidade está com grandes problemas, mas solicitou a colaboração e a compreensão dos munícipes, pois as questões estão sendo priorizadas com base na urgência.

“Hoje, a Defesa Civil passa por uma reestruturação. Quando assumi a Defesa Civil fiz questão de falar para o prefeito sobre a situação que nos encontrávamos e também sobre a importância. Agora, estão aqui os materiais. Quero agradecer imensamente a todos os voluntários e a todos da minha equipe que estão com a gente na missão da Defesa Civil”, agradeceu Santos.

O prefeito também lembrou da importância da continuidade das doações e reforçou que os itens mais importantes são os produtos de limpeza. “Quem puder promover a doação de cestas básicas também é bem-vindo. Já fizemos a distribuição de várias delas no Sesmarias; também temos uma carreta da Adra, que contém máquinas de lavar e secar roupa e cozinha para até 45 mil refeições por dia, no bairro Estufa II e distribuiremos nesta tarde, junto com a secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade mais alimentos e demais itens que recebemos em doação para os moradores da Enseada. A luta ainda continua”, explicou.

A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Companhia Municipal de Turismo (Comtur) apoiaram as ações da Defesa Civil e do Fundo Social, durante o final de semana, na organização e distribuição do material arrecadado em prol da população que sofreu com as fortes chuvas que caíram em Ubatuba.

No momento, ainda restam 11 pessoas abrigada no Centro de Convenções. Uma delas é Márcia Alves da Silva, moradora da rua Curva do Lixão, no bairro Sesmaria. “Estou aqui desde a madrugada de sexta-feira, com minhas filhas de 6 e 12 anos. Perdi tudo com as chuvas. Aqui ganhamos, além de abrigo, muito carinho “, afirmou.

Apoio

As equipes de apoio à Defesa Civil também ofereceram ao município uma lancha de 32 pés, botes e heliponto à disposição. Também enviaram uma carreta com doação de água e arroz, além de 500 marinheiros socorristas para qualquer ação preventiva e de salvamento.

Levantamento das doações até meio-dia de domingo 25/02

✅315 Cestas Básicas (sendo 100 doadas pelo Estado)

✅262 Colchões (Sendo 100 doados pelo Estado)

✅312 Kits de Limpeza