Atletas de Ubatuba foram destaques no Esporte em 2022

O ano de 2022 foi muito especial para diversos atletas ubatubenses que levaram o nome da capital do surfe para o todo o Brasil e mundo. Fazendo uma retrospectiva de todas essas conquistas, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer destaca: Filipe Toledo com o título de Campeão Mundial de Surf; atletas da Canoa Havaiana da escolinha municipal, vice-campeão no individual e campeões nacionais; Gabriel Klaussner campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe – Qualifying Series da WSL; equipe de Ginástica Rítmica pentacampeã nacional; Ubatuba é vice-campeã entre as cidades brasileiras no Hang Loose Surf Attack; atleta ubatubense é campeão da Liga Amadora de Bowl – campeonato de skate; natação representou o município em quase 20 competições durante o ano.

Confira um resumo dos destaques esportivos

Campeão mundial

Consagrado campeão mundial de surfe em setembro deste ano, o atleta ubatubense Filipe Toledo, foi recebido em Ubatuba e homenageado no Paço Municipal. Em seguida Filipinho, como é conhecido, desfilou no caminhão de bombeiros pelas ruas da cidade que o viu pegar as primeiras ondas e sentiu o carinho da população até a pista de skate, onde foi recebido por multidão e com show da banda Engrenagem.

Campeões do Pan-americano 2022

Atletas da escola municipal de Canoa Havaiana (Va’a) de Ubatuba sagraram-se campeões do Pan-americano 2022, na categoria Junior 16, que foi realizada em novembro no Chile, e garantiram a vaga. Os ubatubenses Kaique Passos Ramos, Gustavo Rodrigues Pereira, Nikolas dos Passos Arcanjo, Joaquim Fernandes dos Santos, Lorenzo Lucca Garcia Danelli e Lucas Tosetti de Vasconcellos representaram o município na competição.

Kaique Passos, atleta de 16 anos, além da competição em grupo, participou da disputa individual, conquistando a segunda colocação na categoria Jr 19, uma categoria acima de sua idade.

Campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe – QS da WSL

Ubatuba mais uma vez teve destaque como a Capital do Surfe. Em agosto, a praia de Itamambuca foi sede do Circuito Banco do Brasil de Surfe, da terceira e decisiva etapa da classe Qualifying Series da WSL (World Surf League – Liga Mundial de Surfe).

A disputa reuniu cerca de 100 atletas do Brasil e de países vizinhos, sendo 30 ubatubenses e teve como objetivo principal descobrir novos talentos brasileiros do surfe. Entre os representantes de Ubatuba, o grande destaque foi o atleta Gabriel Klaussner, de apenas 17 anos de idade, que levou o título de campeão do Circuito computando os resultados das três etapas da disputa (etapas de Garopaba – SC, Salvador – BA e Ubatuba – SP).

Pentacampeã nacional de Ginástica Rítmica

A equipe de Ginástica Rítmica de Ubatuba sagrou-se pentacampeã nacional da modalidade em novembro deste ano, no XXVI Torneio Nacional, em São Bernardo do Campo. Participaram do evento seis ginastas do conjunto adulto ubatubense, que foi campeão em julho no Torneio Regional Sudeste, e conquistam mais uma vez o campeonato nacional. A equipe representou o município entre sete entidades classificadas, sul, sudeste, nordeste e centro-oeste.

Hang Loose Surf Attack

Ubatuba marcou presença na terceira e última etapa do campeonato Hang Loose Surf Attack. A Capital do Surfe competiu na Praia de Camburi, em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo em outubro, e conquistou o vice-campeonato entre as cidades brasileiras.

Campeão da segunda etapa da Liga Amadora de Bowl – campeonato de skate

O atleta Erik Souza, 14 anos, de Ubatuba, representou a cidade natal na capital cearense na segunda etapa da Liga Amadora de Bowl – campeonato de skate, em maio de 2022. Após passar com excelentes notas nas fases eliminatórias, o skatista conseguiu manter o rendimento e superar todos os competidores terminando no lugar mais alto do pódio. A competição aconteceu em Fortaleza e reuniu jovens skatistas de todo Brasil.

Natação é destaque nas competições

Cerca de 700 pessoas fazem aulas de natação e aproximadamente 40 participam da equipe de treinamento, levando o nome de Ubatuba pelas águas do Brasil. Os atletas ubatubenses representam o município em quase 20 competições durante o ano, sempre conquistando diversos títulos para a cidade. A nadadora olímpica Ana Carolina Vieira, cresceu em Ubatuba e iniciou nas competições de natação na Piscina Municipal ainda criança, e em novembro deste ano visitou os pequenos atletas para a gincana de encerramento das atividades.

O Programa Esportivo de Ubatuba contempla quatro projetos, são eles: Melhor Idade, Atividades Aquáticas, Esportes Radicais e de Aventura e Modalidades Coletivas e Individuais, que ofertam 18 modalidades esportivas e práticas corporais: alongamento, basquete, caminhada, canoa polinésia, coreografia, funcional, futebol, futsal, ginástica, hidroginástica, natação, surf, surf adaptado, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei, vôlei adaptado e yoga. As atividades estão inseridas em 19 bairros do município em 25 locais de atendimento.

Diversos atletas profissionais ubatubenses que são destaques no esporte nacional e internacional, como Filipinho, passaram pelas escolinhas municipais.  Atualmente a pasta tem uma capacidade geral de 4.000 atendimentos diretos por mês, empregados nos diferentes públicos como crianças, adolescentes, adultos e melhor idade. Cerca de 87% das vagas estão preenchidas, com previsão para aumento deste número no próximo ano.