Poder Executivo Municipal

No Dia do Guarda-Vidas, Prefeitura alerta sobre cuidados nas praias

No Dia do Guarda-Vidas, Prefeitura alerta sobre cuidados nas praias

Dia 28 de dezembro é comemorado o Dia do Guarda Vidas – profissionais que garantem a segurança nas praias e, por isso, a Prefeitura de Ubatuba além de parabenizar e reconhecer a importância da categoria, reforça as orientações que devem ser seguidas pelos banhistas para desfrutar de uma experiência sem incidentes no município, principalmente, respeitando as recomendações oferecidas pela classe.

Em Ubatuba, são realizados, em média, 800 salvamentos durante o período da temporada – que vai de dezembro a março – o que significa uma média de mais de um salvamento por dia.

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar), é muito importante que o banhista conheça o local que vai entrar no mar, que converse com um guarda-vidas e, também, fique atento às orientações e advertências sonoras do profissional. A orientação do Corpo de Bombeiros é que os turistas possam ligar previamente para o Gbmar e consultar qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.

Recomendações

O comandante do Gbmar em Ubatuba, tenente Guilherme Vegse, destacou alguns pontos importantes aos quais os banhistas devem redobrar a atenção:

Pedras e costeiras são sempre um risco potencial;

Boias e objetivos flutuantes geram falsa sensação de segurança e causam muitas mortes;

Álcool e mar não se misturam;

Respeite a sinalização:  elas indicam o risco à vida;

Peça e respeite a orientação do guarda-vidas: ele é seu o melhor amigo na praia;

Procure praias adequadas para o banho, elas são diferentes.

/* * VLibras */