Poder Executivo Municipal

Ubatuba participa de Congresso Internacional Náutico e Boat Show

Ubatuba participa de Congresso Internacional Náutico e Boat Show

Ubatuba, através da Secretaria de Turismo, esteve presente no 7° Congresso Internacional Náutico de Investimento no Turismo das Águas e no 25° Boat Show realizados juntos neste final de semana, em São Paulo. A iniciativa é considerada o maior evento náutico indoor da América Latina, com representantes do Ministério do Turismo, da Secretaria Estadual de Turismo, do Grupo Náutico Paulista e da Associação Náutica Brasileira.

Durante o Congresso, a Secretaria de Turismo esteve em contato com todas essas instituições, além de acompanhar a apresentação do início de um mapeamento marinho com locais específicos voltado às atividades de turismo de lazer náutico no litoral brasileiro. Na ocasião, as autoridades presentes também explanaram sobre a regulamentação das estruturas náuticas, como rampas e píeres públicos, salientando os avanços de uma parceria já existente entre o Mtur (Ministério do Turismo) e a SPU (Secretaria do Patrimônio da União), que permitirá que algumas áreas da União sejam consideradas de interesse turístico.

Sendo assim, caberá ao Ministério promover o apoio ao desenvolvimento sustentável, autorizar a formalização dos contratos de cessão de uso para a consecução da atividade turística, proporcionar meios e condições para viabilizar os empreendimentos turísticos, adequar a legislação patrimonial às necessidades do setor, vetar empreendimentos que contrariem o setor, além da gestão de receitas patrimoniais, quando for o caso.

Também foram abordados assuntos como carteira náutica temporária (validas por 30 dias), voltada aos motonautas, dando acesso aos turistas a terem a experiência náutica, viabilizando a economia através do lazer de passeio responsável.

Segundo o Diretor de Turismo, Rodrigo Carlos Andrade Silva, é de extrema importância Ubatuba estar presente neste evento. “O município conta com excelentes condições para navegação, com muitos atrativos e potencial para inúmeras atividades náuticas. A Setur está com um olhar especial para investimentos no setor que se encontra em crescimento no mercado, recentemente obtivemos um chamamento público com alguns projetos apresentados, onde pretendemos dar prosseguimento e viabilizarmos melhores condições nas estruturas, além de parcerias como o Sebrae para a profissionalização da área”.

Já no Boat Show a pasta esteve em contato com as grandes tendências e lançamentos em lanchas, jet ski, infláveis, motores e equipamentos, além de um amplo mix de produtos e serviços ligados ao segmento náutico.

 

Foto divulgação

 

/* * VLibras */