Ubatuba recebe Circuito Sesc de Artes

Ubatuba é um dos 121 municípios selecionados para receber a 11ª edição do Circuito Sesc de Artes, que chegará à cidade em abril, oferecendo atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura, tecnologia e artes.

A programação é livre e gratuita e se desenvolverá no sábado, 13 de abril, a partir das 16 horas, na praça Nóbrega. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Ginásio de Esportes – Tubão.

Promovido pelo Sesc – Serviço Social do Comércio-SP, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), o Circuito Sesc de Artes tem o objetivo de estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos, inspirar diversos usos para os espaços públicos e ampliar as possibilidades de convivência.

Com uma programação que aborda várias linguagens artísticas, o evento traz artistas, grupos, coletivos e companhias de longas trajetórias. Confira:

MAHMUNDI (RJ)

A cantora e compositora vem construindo uma sonoridade própria com elementos de eletrônica, indie pop, MPB e uma voz característica. Depois de lançar dois EPs e um disco independente, em que se destacaram as canções “Vem (Selah)”, “Calor do Amor” e “Eterno Verão”, atualmente, ela divulga o álbum “Para Dias Ruins”, que vai do charme carioca à bossa nova

ÁGUA DOCE – CIA. DA TRIBO (SP)

Com atores e bonecos, o espetáculo lembra o mito da Iara e os seres das comunidades ribeirinhas, como a Cobra Grande e as Três Marias. Na história, Abaré se aventura pelos rios para encontrar sua irmã, Iara, com o objetivo de recuperar águas poluídas e dar nova vida a peixes e outros animais. Vinda de uma grande cidade, a companhia explora a cultura regional em diálogo com a vida urbana em seus trabalhos.

A equipe de dançarinos, DJs e cantores convida o público a compartilhar a pista e conhecer essa dança e música típicas da Jamaica. O estilo nasceu no fim dos anos 1970 na Jamaica como um subgênero do reggae, mas evoluiu com os elementos eletrônicos e digitais, ficou mais acelerado e se aproximou do ragga e até mesmo do rap.

TRIXMIX CABARET – TRIXMIX (SP)

O elenco do coletivo Trixmix se inspira nos antigos cabarés europeus para apresentar um show de variedades com clima da Belle Époque. Os números incluem técnicas de circo, teatro, mágica, dança, humor, poesia e música ao vivo, em um espetáculo que vai encantar o público de todas as idades.

BRINQUEDOS DE MONTAR E ANIMAR – ESTÚDIO DUPLA (SP)

Combinando arte manual e a tecnologia do corte a laser, a oficina convida os participantes a criar personagens em três dimensões com peças pré-cortadas pelos arte-educadores, que são ilustradores e animadores. Depois da montagem, as criações são fotografadas para produção de pequenas animações em stop motion, com aplicativos fáceis e gratuitos que podem ser instalados nos smartphones do próprio público.

POMPOROM-POMPOM! – ATELIÊ LUTHIERIA POÉTICA (SP)

A partir de pompons de lã, os participantes da oficina poderão criar vários objetos, com orientação dos arte-educadores: capa para banquinho, pequenos tapetes, acessórios, chaveiros e até mesmo monstrinhos e personagens.

INTERVENÇÃO OBJETOS POÉTICOS – SELMA MARIA KUASNE (SP)

Você já viu um tamanco manco? Ou uma lata de cabeça para baixo que vira um vira-lata? Aos participantes da atividade, a artista e escritora propõe um olhar poético e lúdico sobre o entorno e o cotidiano para reinventar nomes dos objetos e palavras da língua portuguesa em trocadilhos visuais e tridimensionais.

CINEMA EM REALIDADE VIRTUAL – PARCERIA COM A MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

O público é convidado a experimentar a tecnologia imersiva que vem abrindo possibilidades de linguagens de cinema e novas formas de contar histórias. Será apresentado um panorama da produção recente com filmes curtos que exploram novos caminhos para a experiência em VR (“virtual reality” / realidade virtual).