Poder Executivo Municipal

Representante da Unesco visita Ubatuba e apresenta projeto museológico

Representante da Unesco visita Ubatuba e apresenta projeto museológico

A tarde de quarta-feira, 26, foi marcada pela visita do gerente executivo da Unesco, Luis Sardá, a Ubatuba. Ele e alguns membros de sua equipe foram recepcionados pelo prefeito Marcio Maciel (MDB) e pelo secretário de Turismo, Sérgio Carvalho.

Na ocasião, o principal objetivo de Sardá foi apresentar ao executivo um projeto que está sob sua supervisão, denominado IlhaMuseu, que será implantando na Ilha das Cabras, que fica em Ilhabela, porém, que visa envolver a cultura e a biodiversidade dos quatro municípios da região: Ilhabela, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba.

O local também tem parceria com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo e tem foco  no relacionamento e na interação das comunidades da região, provocando uma reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural e natural por meio de realização de estudos e da interpretação de coleções  e manifestações da cultura material e imaterial que devem compor o acervo.

De acordo com Carvalho, o museu deve ser entregue em 2025 e terá caráter de utilização pública. Além disso, deve ser desenvolvido um programa junto ao Circuito Litoral Norte, com forte envolvimento das comunidades tradicionais, principalmente, das caiçaras.

“O objetivo é externar e dar publicidade (inclusive, internacionalmente) às comunidades caiçaras, em especial. Trata-se de uma oportunidade única de verdadeira representação oceanográfica do Litoral Norte e com toda a credibilidade a nível global. Esperamos que Ubatuba seja inserida de forma definitiva no cenário internacional da museologia. É um forte produto com potencial internacional”, afirmou Carvalho.

Uma das ações que já está em andamento e deve integrar o acervo do museu, segundo Carvalho, é o resultado da parceria da Unesco com a Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (Aarcca), que está trabalhando na construção de uma réplica da canoa Maria Comprida.

A parceria nasceu da participação da Unesco no fórum setorial com a categoria Turismo de Base Comunitária, promovido pela Setur como parte da agenda de reuniões com os segmentos, realizada no mês de julho.

A apresentação oficial do projeto ao município está prevista para acontecer em um evento previsto para o mês de agosto, no Teatro Municipal Pero Paulo Teixeira Pinto.

Nota: Maria Comprida é uma canoa construída a partir de um tronco só, por meio do sr Agrício (sertão do Ubatumirim) elaborada especialmente para competição de corrida de canoas entre municípios.

 

 

/* * VLibras */