Aula Inaugural da secretaria de Educação de Ubatuba valoriza relação escola-família

Profissionais da secretaria de Educação de Ubatuba, pais de alunos, secretários municipais e o prefeito Délcio Sato (PSD) estiveram presentes no Centro de Convenções Alfredo Bischof na noite da última segunda-feira, 19, para participar da Aula Inaugural da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba.

Após a execução dos hinos nacional e de Ubatuba, o vice-prefeito e secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Jurandir de Oliveira Veloso “Pelé” deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância do trabalho integrado entre as secretarias. “A dedicação e o sucesso de vocês garante o sucesso da minha secretaria. Só tenho a agradecer a participação de todos vocês”, disse.

Em sua fala, Sato comentou que faz questão de participar do início do calendário da Educação, pois é o local onde está reunida a base de toda a sociedade. “Temos que começar a entender e conscientizar as pessoas a cada dia sobre a importância de vocês”, enfatizou o prefeito.

Ele ainda fez um pequeno panorama sobre o cenário e as dificuldades que o município vem enfrentando e ações que a administração está buscando para a melhoria em todos os setores.

A secretária da pasta, Flávia Nascimento, apresentou os novos professores e agentes educacionais integrados. Na sequência, ela fez uma breve apresentação sobre as ações da secretaria desde que assumiu o posto e reforçou o empenho do Governo em atender o princípio da economicidade.

Flávia ainda comentou sobre quatro eixos de trabalho que vão direcionar o trabalho da secretaria e destacou que um deles é o eixo-  fortalecimento da relação família e escola, realçando a importância do tema do evento, frisando a necessidade da parceria com a família para a melhoria na Educação.

“ De acordo com uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), ao contrário do que muitos acreditam, as famílias valorizam sim a educação e querem fazer o possível para ajudar as nossas crianças e jovens a serem bem sucedidas na escola. Como professores, temos que unir forças com as famílias para fazer a educação avançar. Unir forças em todos os sentidos para melhorar o aprendizado dos nossos alunos e para o cuidado com as nossas escolas”, acrescentou Flávia.

O prefeito, a secretária e o representante dos pais de alunos –  José Marino Silva (pai da aluna Manoela da EM Padre José de Anchieta) assinaram um termo que firmou o compromisso do envolvimento de todos pela educação do município, reforçando a temática do evento que reforça a importância do vínculo família escola para o desenvolvimento do aluno.

Em sua palestra, o professor Marcos Meier abordou o tema “o fortalecimento da relação família e escola no desafio de fazer acontecer uma Educação de qualidade”, pontuando sobre os princípios da criança e do adolescente. “É muito importante que haja um vínculo para exercer uma autoridade, que permite desenvolver a criança de forma integral, autônoma e desenvolver autoridade. Precisamos incentivar os pais a serem parceiros da escola para que o resultado seja mais efetivo”, afirmou.