Saúde alerta: Mais de 20 mil pessoas estão com vacinas da Covid atrasadas

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população de Ubatuba sobre a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19 para controlar as complicações de casos no município. De acordo com um levantamento da Vigilância Epidemiológica (Viep), 11.938 pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina e outras 10.277 não procuraram pela dose adicional (3ª) do imunizante.

A vacinação melhora a imunidade do corpo contra o vírus e diminui a possibilidade de agravamento da doença. Mas, para que a proteção seja eficaz contra a Covid é necessário tomar todas as doses do ciclo vacinal. O atraso na imunização pode comprometer a proteção total.

Até o dia 3 de fevereiro, o município já aplicou 81.238 vacinas referentes à primeira dose, 2.119 doses únicas, 68.723 imunizantes da segunda dose e 18.604 doses de reforço. Segundo a secretária de Saúde, Sheila Barbosa, os índices na cidade são bons, mas podem melhorar se a população fizer a sua parte e manter a vacinação em dia. A secretária ressaltou ainda que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão fazendo busca ativa pelos moradores que estão com a vacina em atraso.

Todas as UBSs estão realizando a vacinação a partir dos 6 anos de idade, com unidades e horários diferenciados apenas para a imunização de crianças de 5 anos ou com imunossupressão. As tabelas de locais e horários podem ser consultadas no site da Prefeitura de Ubatuba.

Sextou com Vacina Kids

Nesta sexta-feira, dia 4, a campanha “Sextou com Vacina Kids” será realizada no Ipiranguinha e Cícero Gomes com vacinação para crianças de 5 a 11 anos, das 17h às 23h, ou até o término das doses. A força-tarefa é para imunizar o público infantil antes do retorno escolar, que acontecerá no próximo dia 7 na Rede Municipal de Ensino.

Para a aplicação da vacina é preciso que os pais ou responsáveis acompanhem a criança até o posto de vacinação e apresente CPF ou certidão de nascimento do menor. Em casos de comorbidades graves, é preciso apresentar laudo médico atualizado para a definição do imunizante a ser aplicado. A criança não pode ter recebido vacinas nos últimos 15 dias e nem ter apresentado sintomas gripais ou confirmação de Covid por 28 dias.

Vacinação para todos os públicos neste sábado

Outra oportunidade de vacinação contra a Covid-19 será neste sábado, dia 5, com imunização para todas as faixas etárias nas Unidades Básicas de Saúde do Ipiranguinha, Perequê-Açú, Perequê-Mirim, Maranduba, Estufa II e Cícero Gomes, das 8h às 17h.

O Dia C da imunização contra a Covid oferecerá a primeira, segunda e terceira dose (reforço) do imunizante, com o objetivo de completar o esquema vacinal da população. Para se imunizar basta procurar um dos postos e apresentar um documento com foto e número de CPF.