Defesa Civil Estadual faz vistoria na obra da ponte da Aldeia Rio Bonito

Na tarde desta terça-feira, 17, uma equipe de técnicos da Defesa Civil estadual esteve em Ubatuba para realizar uma vistoria na obra da ponte pênsil que dá acesso a Aldeia Indígena Rio Bonito, localizada no bairro Itamambuca.

Acompanhados do diretor da Coordenadoria de Defesa e Proteção Civil de Ubatuba, Ricardo Domingos Gil, e do assessor da Diretoria de Gestão de Defesa Civil , engenheiro Diego Dias Pinto Ribeiro, eles puderam realizar a medição e conferir o cronograma, o projeto e o andamento da obra. Atualmente, está sendo executada a montagem de forma e armação das vigas da base da face norte da ponte e concluída a concretagem das vigas da face sul.

A passarela terá aproximadamente 41 metros, passando em cima do rio, o que permitirá um acesso seguro à aldeia indígena. O empreendimento contemplará uma estrutura de concreto, passarela com madeira e cabos de aço, com custo aproximado de R$ 330 mil e deve ser entregue ainda no primeiro semestre de 2023.

“A Defesa Civil estadual precisa realizar a vistoria para instruir os processos e suas respectivas prestações de contas, realizadas com recursos financeiros repassados pelo estado. A vistoria “in loco” ao objeto do pedido de convênio permite que seja emitido relatório que autoriza ou não a liberação dos recursos financeiros, podendo fazê-lo no todo ou em parte. Nesse caso, o repasse à empresa responsável vencedora da licitação está sendo feito em parte e a liberação é feita após constatação do cumprimento de cada etapa”, explicou Gil.

“No caso desta vistoria, não houve apontamentos e a obra segue dentro do projeto executivo”, acrescentou.

A ponte da Aldeia Rio Bonito foi danificada com as fortes chuvas que atingiram o município em janeiro de 2021 e, desde então, a equipe da Defesa Civil elaborou um projeto completo de construção de ponte pênsil (composta por madeira, cabo de aço e sustentação de concreto) e firmou um convênio com o governo estadual para obtenção do recurso para a execução da obra.