Mais de 300 alunos participam do IX Workshop do Projeto Pedala Leitura

Mais de 300 alunos participaram do IX Workshop do Projeto Pedala Leitura – uma iniciativa realizada EM Nativa Fernandes de Faria, no Sertão da Quina. Na última semana, as crianças de 6 a 11 anos puderam conferir diversas palestras sobre educação no trânsito e meio ambiente, que integram o Programa Educação Viária é Vital 2023, promovido pela parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – Detran/SP e a Fundação MAPFRE.

As palestras aconteceram em dois dias e de forma simultânea nas salas de aula. A cada 20 minutos, os alunos trocavam de sala para receberem novas informações sobre temas como: boas práticas no Trânsito; ciclismo, assessoria e segurança; mecânica e manutenção de bicicletas; educação ambiental; reciclagem; a problemática do lixo e suas consequências na fauna marinha, trilhas, observação de aves e a transdisciplinaridade do projeto.

“O objetivo foi envolver os estudantes para que iniciem pesquisas, observações, leituras dos ambientes e das condições de circulação e de convivência nos espaços públicos utilizados pelos alunos”, explicou uma das organizadoras, professora de Educação Física da unidade, Gizelle Santos.

O projeto Pedala Leitura visa o desenvolvimento sustentável e está alinhado com os objetivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com os Temas Contemporâneos Transversais (TCT), com a Fundação Mapfre e envolve toda a equipe que atua na unidade escolar.

Confira os participantes do evento

Cabo PM Celina Maria da Silva Amorim, do Batalhão da Polícia Militar, Ana Carolina Taglialatela de Lemos, Guia de Turismo e Monitora Ambiental,  Roberto de Oliveira,  da PROMATA, Ana Lúcia Almeida Rodrigues, da Secretaria do Meio Ambiente,  Natalia Della Fina e  Flavia Maria Gimenez, ambas do Instituto Argonauta, Gilda Aparecida Godoy, da Coco & Cia (Associação de Reciclagem de Coco Verde e Catadores de Materiais),  Elidiana Keche, da  Tamoio de Ubatuba, James Theago Teixeira e Aguinaldo dos Santos (Trilha Norte Bicicletas) ambos da Equipe de Ciclismo, e das Professoras da Escola Municipal Nativa Fernandes de Faria,  Ana Luiza Nogueira de Sá Santos (Arte) e Gizelle Maria Nogueira Santos (Educação Física).

Neste ano, o workshop ainda contou com a participação do Profº Mestrando Estelino Pedroso e da Profª Ms. Evanilde Muniz Silva, Coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Módulo e da FASS, e coordenadora de Área e Docente orientadora da equipe do projeto de Residência Pedagógica em Educação Física – uma parceria do Centro Universitário Módulo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e a Escola Municipal Nativa Fernandes de Faria.