Poder Executivo Municipal

Prefeitura comemora primeira edição do Bairro a Bairro Cuidando de Você

Prefeitura comemora primeira edição do Bairro a Bairro Cuidando de Você

O último sábado, 26, foi bastante agitado para a população do Sertão da Quina. A EM Nativa Fernandes de Faria foi sede da primeira edição do programa Bairro a Bairro Cuidando de Você – uma iniciativa da Prefeitura de Ubatuba que reúne, em um só lugar, as secretarias e serviços oferecidos pelo executivo.

O principal objetivo da iniciativa é facilitar o acesso da população aos serviços públicos e ouvir os moradores sobre as principais demandas do bairro. De acordo com o secretário adjunto de Assuntos Jurídicos, Lucas Castanho, a realização de atividades como esta contribuem para um governo mais eficiente e democrático.

“Essa é uma iniciativa importante porque o município tem mais de 100 km de extensão e essa é uma região distante do centro. Centralizar e uniformizar esse atendimento no mesmo espaço físico é um grande benefício para a população”, disse.

Outro grande destaque, além dos serviços disponibilizados, foram as atividades esportivas e de recreação, promovidas pela Secretaria de Esportes e Lazer, que atraíram um grande público infanto-juvenil, e as atividades artísticas, como pintura e argila, realizadas pela secretaria de Educação.

Victor, de 11 anos, foi um dos participantes. Ele já gosta de brincar com massa de modelar e aproveitou a oportunidade para exercitar suas habilidades. Ele estava modelando um colo. “Eu achei bem legal. Voltaria de novo se tivesse”, disse. A ação também destacou a inclusão, contemplando, também, crianças com deficiência.

Demandas

Durante toda a edição do Bairro a Bairro, a prefeita Flavia Pascoal reforçou junto a sua equipe a importância de anotar e reunir todas as demandas da comunidade para buscar soluções e melhorias para as maiores dificuldades enfrentadas na região.

As principais solicitações são referentes à infraestrutura, entretanto, setores como Saúde, Educação, Transporte, Fiscalização e meio Ambiente também foram mencionados pelo público que compareceu para fazer suas reivindicações.

“Agradeço a oportunidade de conseguir falar com a prefeita Flavia. Isso é bom porque assim trabalhamos em parceria. Parabenizo toda a ação que aconteceu na escola”, comentou a moradora Lurdes Soeiro, a primeira a ser atendida pela prefeita Flavia Pascoal durante o evento.

Ações

Os preparativos para a ação Bairro a Bairro: Cuidando de Você começaram durante a semana com as secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas realizando serviços de manutenção em diversas localidades do bairro.

Segundo o secretário da pasta, Ivanderlei Barbosa, a região do Sertão da Quina foi contemplada com o asfaltamento de diversas ruas ao longo de 2021 e que para este ano estão previstos novos investimentos no bairro. “Nossas equipes estiveram na região fazendo uma inspeção e já podemos adiantar que estamos em processo licitatório para asfaltar mais algumas vias do bairro, que deve acontecer ainda em 2022”, afirmou Barbosa.

A equipe do setor de Endemias da Secretaria de Saúde vistoriou 312 residências da Vila Santana no bairro do Araribá, como medida de prevenção contra a dengue, zika e Chikungunya. O mutirão para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti contou também com a colaboração de Agentes Comunitário de Saúde e o local foi escolhido pelas equipes de Endemias que atuam na área do Sertão da Quina.

Avaliação

Para a prefeita, a estreia do programa ‘Bairro a bairro: Cuidando de Você’, no Sertão da Quina foi muito positiva. “A população teve acesso a diversos serviços e atendimentos da Prefeitura. E nós pudemos ouvir os munícipes e analisar as suas demandas. É muito importante esse contato e faço questão de reforçar que iremos apurar tudo o que nos foi solicitado com muito carinho. Nosso objetivo é construirmos juntos uma cidade melhor para todos”, concluiu Flavia.

Em breve, deve ser divulgada a data da próxima edição do programa. Desta vez, o bairro contemplado será o Perequê Açu.

 

 

/* * VLibras */