Expediente da Prefeitura de Ubatuba durante o feriado de 14 de setembro

A Prefeitura de Ubatuba informa que seu expediente será encerrado às 18 horas desta quarta-feira, 13, e retorna normalmente na segunda-feira, dia 18 de setembro, em consequência do feriado da Paz de Iperoig (nome original de Ubatuba), celebrado em 14 de setembro.

A data lembra o tratado de paz de 1563, primeiro que se tem conhecimento a ser firmado em terras do continente americano entre povos indígenas e brancos colonizadores.

Confira o que abre e fecha.

Unidades de Saúde:

Permanecem abertos os postos da Maranduba – Unidade Mista 24 horas, com funcionamento diário e a Unidade de Saúde do Ipiranguinha 12h, com funcionamento diário, das 7h às 19h.

O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – também funciona 24 horas e o serviço de transporte para alta de pacientes.

A Santa Casa oferece atendimento diário regular 24 horas.

No sábado, 16 de setembro, um total de 19 unidades de saúde de Ubatuba abrirão das 8 às 17 horas, para o dia D da campanha de multivacinação. Confira os locais no link: https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/confira-postos-que-abrem-no-sabado-16-dia-d-de-multivacinacao/

Coleta de Lixo:

Realizada pela Sanepav, a coleta do lixo funciona com a programação prevista nos bairros em dias e horários normais, sem alteração.

Saiba mais sobre a Paz de Iperoig

Intermediado pelos jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, o acordo colocou fim à Confederação dos Tamoios, que reunia diferentes nações indígenas de Bertioga (SP) até Cabo Frio (RJ) lideradas pelos tupinambás. Com apoio de armamento fornecido pelos franceses, os tamoios ameaçavam a supremacia portuguesa nas capitanias do sul do Brasil.

Com a assinatura do tratado, os portugueses foram obrigados a libertar os indígenas escravizados. Porém, a paz não durou muito: após um ano, já com os indígenas desarmados, os portugueses voltaram a atacar, dizimando ou escravizando a população tupinambá e expulsando também os franceses.

Os sobreviventes se isolaram no sertão ou se miscigenaram com os brancos e demais povos que se instalaram na região dando origem ao que hoje é o povo caiçara.