
Ubatuba foi um dos destaques da região na geração de empregos em 2015. Este ano, a cidade aparece mais uma vez com saldo positivo referente ao mês de outubro. Foram 176 admissões – o que classifica o município como um dos maiores geradores de emprego, ficando ao lado de cidades como Ilhabela. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Um dos fatores que contribui para esse aumento, mesmo nessa época considerada como crise, é o balcão de empregos da Prefeitura Municipal de Ubatuba – um setor de referência na orientação e capacitação de futuros candidatos às vagas.
Segundo o relatório do período entre janeiro e outubro de 2016, o setor cadastrou cerca de 1200 usuários, 245 empresas e 1100 vagas. O resultado foi a reinserção de 821 pessoas no mercado de trabalho.
“Fazemos todo processo de orientação e encaminhamento, mas o candidato também tem que atingir o perfil do empregador e passar pela entrevista. Por isso, quanto mais preparo, melhor”, comenta Alex Vieira, responsável pelo setor de apoio ao trabalhador.
Guilherme Vieira de Lima tem 20 anos e foi uma das pessoas beneficiadas pela iniciativa. “Graças à orientação e encaminhamento do Balcão de Empregos de Ubatuba, consegui uma nova recolocação no mercado de trabalho”, reconhece o jovem.
O Balcão de Empregos de Ubatuba fica na rua Paraná, 375, Centro.