Encontro alinha atuação emergencial de chuvas para temporada 2022/2023

Diante da previsão de chuvas intensas na temporada de verão 2022/2023 em Ubatuba, como de costume, a Defesa Civil realizou um segundo encontro entre as secretarias estratégicas da Prefeitura de Ubatuba que formam o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil- PCPDC   para alinhar a atuação durante o período caso necessário, reforçando o documento.

O encontro aconteceu na manhã de quinta-feira, 13, na sede da Defesa Civil de Ubatuba no Perequê-Açu. Inicialmente, foi apresentado um organograma com as secretarias e suas respectivas funções em caso de desastre e um dos pontos destacados pelo secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Napoli, foi a importância de resposta rápida (ações) mediante às ocorrências.  “Quando estamos em ação na parte operacional não temos como ter o controle do cadastro de pessoas, de vítimas, então, cada secretaria vai ter uma função específica dentro do plano de contingência”, disse.

O diretor da Coordenadoria de Defesa e Proteção Civil, Ricardo Domingos Gil, frisou a relevância do órgão para a cidade, destacando que o trabalho promovido por eles “tem que acontecer” e relembrou um pouco do trabalho e das conquistas desde quando assumiram a gestão municipal, que viu a atualização, consolidação e implantação do plano como prioridade, além do investimento na estrutura e melhoria das qualidades de trabalho.

“A Defesa Civil é um órgão extremamente importante. Ela consegue mudar muitas coisas, como entendimento e pensamentos com relação à moradia, à qualidade de vida entre outras situações”, afirmou Gil.

“Hoje temos uma sede que tem o mínimo de suporte para a população. É uma grande satisfação ter essa conquista além das outras que tivemos em um ano e dez meses, como a aquisição de equipamentos com repasse de R$300 mil, uma viatura 4×4 nova e cerca de quatro milhões em obras por meio de convênio, como a ponte da aldeia Rio Bonito, contenções e etc”, acrescentou o diretor.

Ele ainda comentou sobre a importância das habilidades de cada um para que o planejamento funcione, utilizando os recursos-humanos técnicos em cada área, com conhecimento para desenvolver seu papel. “Precisamos de pessoas comprometidas e temos que estar preparados. O telefone não vai tocar às 10 da manhã, quando estamos trabalhando. As ocorrências geralmente ocorrem de madrugada e é aí que cada responsável de setor vai acionar aqueles que poderão colaborar em cada área. Já estamos nos preparando para o período de Operação de Chuvas de Verão, pois sabemos que todos os anos, de dezembro a março, as chuvas são constantes e nosso objetivo é saber como proceder em cada situação, seja alagamento, enchente ou deslizamento de massa”, finalizou Gil.