II Casar em Ubatuba acontece no Dia dos Namorados com cerimônia para convidados

O “sim” mais esperado da vida de 71 casais de Ubatuba tem dia e hora marcada: domingo, 12 de junho, às 16 horas, no Centro de Convenções Alfredo Bischof.

A data em que é comemorado o Dia dos Namorados foi especialmente escolhida para a segunda edição do Casar em Ubatuba – um casamento comunitário, que reúne casais de todas as regiões da cidade.

A expectativa é grande devido ao sucesso de 2015 –muitos casais que vão oficializar a união este ano tiveram parentes ou conhecidos que participaram da primeira edição.

De acordo com a Secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social, Mari Ângela Bezerra, um dos motivos que incentivou o evento foi a exigência da união oficial entre casais para que possam participar de programas do Governo Federal, como o “Minha Casa, Minha Vida”, por exemplo.

“Durante as inscrições para programas sociais, a gente viu a necessidade de ajudar esse pessoal a formalizar essa situação, dentre outras coisas que a união favorece quanto à cidadania das pessoas”, explica Mari.

A secretária visitou a Cidade de Cubatão, onde já era realizado este tipo de cerimônia e trouxe o modelo para a população ubatubense.

Como funciona

Quatro juízes de paz, além de voluntários de todas as secretarias da Prefeitura, estarão presentes no dia para dar o suporte. Quatro casais casam simultaneamente – totalizando 18 enlaces a serem oficializados por mesa. Para prestigiar a cerimônia, cada casal tem o direito de levar 12 convidados e mais um casal de padrinhos, que poderão desfrutar de uma singela recepção, que oferece uma mesa com 16 lugares, dando direito a 200 salgados, três refrigerantes, descartáveis (copos, pratos, talheres e guardanapos) e bolo –  sendo que a mesa e o bolo são identificados com a foto do casal. A novidade este ano é que as mesas também terão mini churros.

Tanto a cerimônia como a recepção serão embaladas ao som da Banda Lira.

Inscrições

Foram mais de 130 inscritos – alguns que tiveram problemas na documentação a cidadania está dando continuidade no processo para que possam efetuar o enlace, mesmo que não queiram ano que aguardar a cerimônia do próximo ano.

Essa realização é um sonho do Prefeito Maurício, que sempre quis promover a iniciativa. “Reafirmo o que disse ano passado: esse é um dos momentos mais humanos da nossa gestão. Não vejo a hora de ver novamente o sorriso no rosto de cada um dos noivos, de cada um dos convidados. Espero que esse vínculo fortaleça a união e os valores da família entre a população de Ubatuba”, discursou o prefeito.