Cresce o interesse da população de Ubatuba pela Economia Solidária e fóruns ficam lotados

Mais de 30 pessoas participaram da quinta etapa do Fórum da Economia Solidária, que aconteceu na última quarta-feira (13/5) na sede da ONG Promata, Sertão da Quina, região sul da cidade.

O principal objetivo dos fóruns é informar a população sobre as vantagens da formação de cooperativas através da Economia Solidária.

Representantes da Prefeitura, do Sindicato dos Produtores Rurais, os artesãos e o ex-secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Sérgio Maida, marcaram presença no encontro.

Em seu discurso de abertura, Maria Rosa, secretária adjunta de Cidadania e Desenvolvimento Social, se colocou à disposição e deu o exemplo da Cooperativa de Costureiras, que já está sendo criada como parte do processo da Política Municipal de Economia Solidária.

Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Maurici Romeu ressaltou que a Promata é uma associação de base comunitária e já pratica a Economia Solidária no seu dia a dia.

“Neste momento, buscamos conscientizar a população para que ela entenda que a Economia Solidária representa uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social”, disse Maurici.

Para Michele Rodrigues dos Santos, coordenadora do Orçamento Participativo em Ubatuba, a ideia é que as comunidades se organizem, produzam, vendam, comprem e troquem o que for preciso para viver, sem explorar ninguém, sem levar vantagens sobre os outros e sem destruir o meio ambiente.

Michele, que tem acompanhado todas as reuniões da Ecosol, conclui que “cooperar é fortalecer o grupo, com cada um pensando no bem de todos e no seu próprio bem”.

Como acontece em todos os encontros, os presentes se dividem em grupos, estudam propostas e saem mais esclarecidos.

Jango, um dos representantes de grupo, disse que o Sertão da Quina já viveu a experiência da Ecosol e o fórum trouxe um bom incentivo para a retomada da iniciativa.

Xerses, de outro grupo, avaliou que as pessoas das comunidades devem utilizar o pronome na primeira pessoa do plural (nós) e atentar para as leis que mostram o caminho das ações.

Sérgio Maida, um dos precursores da Economia Solidária em Ubatuba, encerrou a reunião dizendo que a Ecosol começou no Brasil com o presidente Lula, como uma política de estado. “Queremos assumi-la como uma política efetiva de Ubatuba”, afirma Maida.