Limpeza e reparos na secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social melhoram ambiente de trabalho

Pintura, consertos no forro e em calhas, mudanças no layout da área de atendimento aos munícipes, troca de porta de vidro. Essas são algumas das benfeitorias que vêm sendo feitas na sede da secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba ao longo dos primeiros dias de atuação do vice-prefeito e secretário da pasta, Jurandir de Oliveira Veloso, o Pelé.02-atendimento-cidadania-2017

“Também estabelecemos alterações na rotina de trabalho aqui na secretaria. Uma delas é a assinatura do livro de ponto e controle de horários”, explica Pelé. “Quero fazer o melhor para atender os cidadãos”.

Outra ação foi a substituição de copos plásticos descartáveis por copos de uso permanente com vistas a reduzir a geração de resíduos sólidos e os gastos com esse material.

Atribuições da pasta

Diversos serviços funcionam junto à secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, como o Banco do Povo, o Balcão de Empregos e o Bolsa Família. A pasta é responsável pela implementação da política municipal de assistência social, que inclui o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Maranduba e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), bem como diversos convênios de atendimento à população em situação de vulnerabilidade: idosos, mulheres vítimas de violência, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, população idosa e população de rua.

“Estes dias também têm sido dedicados a conhecer os vários serviços da secretaria e a equipe de funcionários responsáveis pelo atendimento”, conta o secretário adjunto da pasta, Vanderlei Amorim.

Entre as ações já iniciadas, está também a visita e abordagem da população de rua. “Pretendemos ampliar as iniciativas de ocupação dessas pessoas e geração de renda, assim como a possibilidade para que voltem a suas cidades de origem e convívio com seus familiares”, destaca Pelé.

Reforço ao CRAS

Vanderlei explicou que outra meta da gestão é reforçar a equipe da assistência social, convocando para as vagas em aberto os aprovados no concurso público do edital 002/2014. “É importante manter a continuidade do trabalho. Para isso, a equipe não pode mudar a cada período”, acrescenta.

“O CRAS da Maranduba é uma unidade que presta o mesmo atendimento que é feito na secretaria, localizada no Centro. Muita gente não sabe disso. O reforço da equipe permitirá descentralizar ainda mais esse atendimento”, finaliza Vanderlei.