Comissão da Prefeitura de Ubatuba faz visita à Ilha das Couves

Os secretários da pastas de Meio Ambiente, Virgílio Barroso, Agricultura, Pesca e Abastecimento, Cláudio dos Santos, e Habitação e Planejamento Urbano, Wilber Cardozo, estiveram na manhã desta terça-feira, 10, na Ilha das Couves,  investigando denúncia recebida pelas redes sociais sobre suposto vazamento de óleo de cozinha em direção ao mar.

A comissão constatou que, apesar da infra-estrutura precária do quiosque denunciado, não há qualquer tipo de óleo, azeite ou similares sendo despejados de maneira irregular na natureza. “Ambientalmente falando, não há nenhum dano”, afirmou Barroso.

O secretário acrescenta que a ação buscou mostrar que Ubatuba agora tem comando: “Caso fossse constatada alguma irregularidade, seria necessário então notificar os moradores, a procuradoria estadual e federal, o Ministério Público e a Marinha”.

Educação ambiental

Administrado por Celia, que vive há 30 anos na ilha, o quiosque armazena separadamente o óleo utilizado em diferentes tipos de fritura. Ela explicou à comissão que está preparando a instalação de uma caixa biodigestora para tratar a água da lavagem dos utensílios e da preparação de comida.

A comissão deu orientações sobre as instalações das caixas de água e do biodigestor e deixou ainda folheto informativo sobre os riscos do óleo na natureza, para conscientização sobre os danos desse resíduo ao meio ambiente. Também orientou que toda a equipe do quiosque fizesse a leitura do material.

“Como forma de promover a educação ambiental, pretendemos instalar placas com indicações sobre assuntos diversos desde levar de volta latinhas e outros resíduos que o visitante tiver trazido à ilha até sinalização de proibido acampar”, finaliza Barroso.