Dia Internacional das Mulheres em Ubatuba

O Dia Internacional de Luta das Mulheres, celebrado no 8 de março, será marcado em Ubatuba por debates, ações de ativismo e apresentações culturais com grupos femininos.

A programação começa logo de manhã nas diferentes unidades de saúde, como a do Perequê-Açu (rua Padre Manoel da Nóbrega, 1218), que organiza uma atividade com alongamento, debate sobre os direitos das mulheres, o combate à violência contra a mulher e histórias de superação. O evento acontece das 8h30 às 10h45.

As escolas municipais também realizam atividades voltadas para as mulheres, como na EM Nativa Fernandes de Faria e EMEI Thereza dos Santos, no Sertão da Quina, que promovem uma oficina de dançoterapia, das 15 às 16h30. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas com antecedência.

Marcha e programação cultural

Já na tarde do dia 8, as entidades da sociedade civil que integram o recém-empossado Conselho Municipal das Mulheres de Ubatuba promovem a “Marcha das mulheres por autonomia, igualdade e contra a violência”. A concentração para a marcha é na Praça Treze de Maio, às 17h30, e a saída em cortejo pelas ruas do centro está prevista para as 18h15.

O objetivo da manifestação, que reúne ativistas mulheres de diferentes segmentos da sociedade, é denunciar o machismo ainda muito presente em todos os âmbitos da vida pública e privada e o sistema que gera pobreza e violência. “A ação busca também defender as políticas que promovem a autonomia das mulheres, como é o caso dos serviços de saúde, creche e educação públicas e o fomento à economia solidária”, destaca Eva Kirk, integrante do Conselho Municipal em representação da Associação Polo Produtivo de Ubatuba.

A marcha passará pela Câmara Municipal, que fará moção de homenagem às mulheres, e se encerrará em frente à Biblioteca Municipal “O Ateneu Ubatubense”, também na praça Treze de Maio, com atividades de dança, música, poesia e cultura popular organizadas e propostas por mulheres.

Confira a programação cultural:

• 19h30 – Flamenco com Bárbara Buck e integrantes da Kantuck
  • 19h50 – Dança do ventre da Andreza Lima
  • 20h15 – Banda Lira (Grupo Free Som)
  • 20h30 – Vozes de mulheres
  • 20h45 – O grito de Maria – Roda de apresentação

Avanços para as mulheres de Ubatuba

Em Ubatuba, por iniciativa do poder executivo, foi proposta e aprovada a Lei n. 3795, de 14 de novembro de 2014, que dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos da Mulher e cria o Conselho e o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. O Conselho tem a finalidade de formular e promover políticas, medidas e ações para a garantia dos direitos da mulher e da igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres. A partir da aprovação dessa Lei foi realizada a primeira Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, em 10 de setembro de 2015, e constituído formalmente o Conselho, que tomou posse no dia 18 de feverereiro de 2016.

Além dos avanços em âmbito institucional, há várias políticas que vêm sendo aprofundadas e que criam condições para maior autonomia econômica das mulheres. Entre elas, destaca-se a criação de mais de 600 novas vagas em creche, os investimos na economia solidária, na atenção à saúde da mulher e assistência social, bem como a realização de concursos públicos chamados em 2013 e 2014, que resultou na contratação de 495 mulheres.