Secretários da Prefeitura visitam casa para recuperação de dependentes químicos

Em uma ação conjunta da secretaria municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social e da secretaria municipal de Segurança e Defesa Social, os secretários das referidas pastas visitaram, na tarde de quinta-feira, 09, a casa de recuperação de dependentes químicos Missão Jesus é Luz, localizada no Monte Valério. Essa parceria é o resultado de um convênio da entidade com a Prefeitura de Ubatuba.

Com o trabalho de abordagem social que vem sendo realizado pelas secretarias nas ruas do município, muitas pessoas em condição de vulnerabilidade têm sido encontradas.  Quando há essa identificação, é feito um convite para quem desejar se tratar e, caso aceitem, são encaminhados para o Centro de Reabilitação de Álcool e Drogas Descrição (CREAD). Lá é feita  uma triagem psiquiátrica e psicológica para possível encaminhamento à instituição.

“O encaminhamento depende da disponibilidade de vaga da instituição e do desejo do indivíduo de se tratar”, explicou o representante administrativo da Missão Jesus é Luz, Luiz César Oliveira.

Acolhimento

Geralmente, os internos permanecem no local durante 6 meses de tratamento. Agora, esse período foi alternado para 5 meses. Durante a estada, eles contam com apoio psicológico, terapia ocupacional, momentos de lazer e trabalho espiritual. A capacidade atual é de 15 vagas, das quais 12 estão ocupadas atualmente.

Oliveira enfatizou a importância de reconhecer, em primeiro lugar, a humanidade dessas pessoas. “A pessoa, quando recuperada, contribui com a sociedade e ajuda a manutenção da paz”, disse.