Poder Executivo Municipal

Secretários da Prefeitura visitam casa para recuperação de dependentes químicos

Secretários da Prefeitura visitam casa para recuperação de dependentes químicos

Em uma ação conjunta da secretaria municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social e da secretaria municipal de Segurança e Defesa Social, os secretários das referidas pastas visitaram, na tarde de quinta-feira, 09, a casa de recuperação de dependentes químicos Missão Jesus é Luz, localizada no Monte Valério. Essa parceria é o resultado de um convênio da entidade com a Prefeitura de Ubatuba.

Com o trabalho de abordagem social que vem sendo realizado pelas secretarias nas ruas do município, muitas pessoas em condição de vulnerabilidade têm sido encontradas.  Quando há essa identificação, é feito um convite para quem desejar se tratar e, caso aceitem, são encaminhados para o Centro de Reabilitação de Álcool e Drogas Descrição (CREAD). Lá é feita  uma triagem psiquiátrica e psicológica para possível encaminhamento à instituição.

“O encaminhamento depende da disponibilidade de vaga da instituição e do desejo do indivíduo de se tratar”, explicou o representante administrativo da Missão Jesus é Luz, Luiz César Oliveira.

 Acolhimento

Geralmente, os internos permanecem no local durante 6 meses de tratamento. Agora, esse período foi alternado para 5 meses. Durante a estada, eles contam com apoio psicológico, terapia ocupacional, momentos de lazer e trabalho espiritual. A capacidade atual é de 15 vagas, das quais 12 estão ocupadas atualmente.

Oliveira enfatizou a importância de reconhecer, em primeiro lugar, a humanidade dessas pessoas. “A pessoa, quando recuperada, contribui com a sociedade e ajuda a manutenção da paz”, disse.

Funcionario
/* * VLibras */