Ubatuba é habilitada a receber o Selo Amigo do Idoso

Ubatuba está entre os sete dos 39 municípios da região do Vale do Paraíba selecionados para receber o Selo Amigo do Idoso. A documentação final para a adesão ao selo foi protocolada junto à DRADS – Delegacia Regional de Assistência Social – na quarta-feira, dia 6 de janeiro.

Para receber a certificação, o município teve que comprovar uma série de ações efetivas que mostrassem seu compromisso com a promoção do envelhecimento ativo da pessoa idosa, o fortalecimento de seu papel social e também de uma nova postura diante do envelhecimento.

Mari Ângela Bezerra, secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba, explica que, além de contar com um Conselho Municipal de Idosos, a cidade apresenta alto índice de cobertura vacinal da população. “Foram 102% de idosos vacinados contra o vírus da influenza na campanha realizada em abril de 2015. Essa porcentagem, superior ao total de cadastrados no Programa de Saúde da Família (PSF), indica que mesmo idosos de fora de Ubatuba foram vacinados aqui na cidade”.

O município também se destacou por realizar campanhas de orientação e educação organizadas pelo NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – voltadas à população idosa para evitar quedas e outros acidentes domésticos, bem como sobre alimentação e outros cuidados com a saúde. As atividades esportivas específicas para os idosos, organizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer em toda a cidade, também contaram pontos para Ubatuba garantir o Selo Amigo do Idoso.

Promovida pelo governo estadual, a iniciativa do selo tem o objetivo de estimular a criação e implementação de políticas públicas voltadas para a pessoa idosa. Segundo dados de 2015 da Fundação SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados no Estado de São Paulo, a população idosa em São Paulo representa 13,19% da população total do estado – o que corresponde a cerca de 5,6 milhões de pessoas. Em algumas regiões do estado, os índices de envelhecimento são bastante elevados como as regiões Noroeste, Baixada Santista e Grande São Paulo. No Brasil, segundo pesquisa do IBGE, a população idosa totaliza 23,5 milhões de pessoas.

Mari Ângela destaca que, apesar de não se traduzir em recursos, o selo permite a adesão do município a diferentes programas realizados tanto em nível estadual quanto federal.